Tecnologia
Lei do menor esforço para estacionar
Outra tecnologia que vale a pena destacar é o assistente de estacionamento. Por meio do visor frontal, é possível ver aquilo que as câmeras espalhadas pelo carro capturam ao seu redor; são duas câmeras laterais e uma traseira, que mostram guias de trajeto e esterço do sedã. Ao passar por uma vaga, o motorista só tem o trabalho de ligar a seta e soltar o freio. O volante vira sozinho para fazer a baliza. A vaga, no entanto, precisa ter os 4,89 m do comprimento do carro mais 0,60 cm de sobra na frente e 0,60 cm atrás. O veículo precisa passar abaixo de 35 km/h para os sensores medirem o espaço. Durante a avaliação do equipamento, dentro das condições pré-estipuladas, bastou engatar a ré, ligar a seta e soltar o freio. A câmera traseira mostra na tela a trajetória do carro e uma linha indica o esterço.
Na rodovia
Para dirigir com segurança
Na estrada, o motorista pode ligar o controlador de velocidade para manter distância do carro da frente. Basta selecionar a velocidade de cruzeiro desejada e segurar o volante. Se o veículo à frente diminuir o ritmo, automaticamente, Série 5 acompanha. Caso haja uma parada, sem que o motorista precise pisar no freio, o BMW vai parar. Um toque no acelerador faz voltar à velocidade selecionada. A distância do carro da frente pode ser regulada em quatro níveis. O sistema é desligado quando o pedal de freio ou acelerador for acionado.
Como o motorista fica apenas responsável pelo volante, pode sentir sono facilmente. Para evitar um acidente, o carro identifica uma mudança brusca de faixa e emite um aviso luminoso e sonoro para alertar o condutor.
Devido a sua ligação com a aviação, a BMW escolheu os hangares da Embraer para apresentar a sexta geração do Série 5. Lançado no fim do ano passado na Europa, o carro começa a ser vendido agora no Brasil tendo como principais novidades um aparato tecnológico de última geração e uma versão com carroceria do tipo fastback, batizada de GT. Esta versão que, segundo a marca, é uma mistura de cupê, sedã, perua e SUV, é oferecida com duas opções de acabamento e preços que começam em R$ 305.400 na básica e R$ 339.400 na top. Já o sedã custa R$ 288 mil (535i) e R$ 395 mil (550i).
A BMW planeja vender, até o fim do ano, 600 unidades do Série 5, sendo 70% deste total da carroceria sedã. O carro irá brigar no mercado com Mercedes-Benz Classe E e Audi A6. O Série 5 GT, por sua vez, disputa clientes do Mercedes-Benz CLS e do Audi A5 Sportback. Em seu visual, o novo Série 5 ficou com aparência mais encorpada com destaque para o longo capô. Os para-lamas ficaram mais salientes e a traseira está co m linhas mais arrojadas. O carro está maior que a geração anterior. São 4,89 m de comprimento e 2,96 m na distância entre-eixos, o que aumenta o espaço interno. O interior também foi renovado e ganhou possibilidades de combinações de cores e materiais refinados.
Além de toda a tecnologia embarcada, na lista de segurança também constam air bags (de terceira geração) frontais, laterais e de cortina; freios ABS de última geração; controles de tração e estabilidade; apoios de cabeça dianteiros ativos; sistema de regulagem automática de altura dos fachos dos faróis; cintos de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes; e luz de freio de ativação em dois níveis, dependendo da intensidade da frenagem.
Motores
Há duas versões de motorização. O 535i de seis cilindros e 3.0 litros de 306 cv de potência é sobrealimentado com um turbo de duas saídas. Chamado de TwinPower Turbo, este motor vem com injeção direta e controle variável das válvulas o que, segundo a marca, dá desempenho e ainda deixa o carro econômico. O torque máximo é entregue entre 1.200 e 5.000 giros com força de 40 kgfm. Com ele, o carro leva 6,1 segundos para ir de 0 a 100 km/h. O 550i traz um V8 de 4.4 e 407 cv. O bloco tem dois turbos e torque máximo de 60 kgfm entre 1.750 e 4.500 giros. Com o V8, o veículo vai de 0 a 100 km/h em 5 segundos. A velocidade máxima dos dois modelos é limitada em 250 km/h.
Os dois carros vêm com um câmbio automático de oito velocidades e aletas variáveis em frente ao radiador, que controlam a entrada de ar no sistema de admissão. Uma das novidades, segundo a BMW, é a recuperação de energia que se perde em frenagens e desacelerações. Ao contrário do Kers da Fórmula 1, que a usa para dar potência ao motor, o equipamento da BMW recarrega a bateria para aliviar o trabalho do alternador e, consequentemente, forçando menos o motor e gastando menos combustível.
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O jornalista viajou a convite da BMW.
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