A BMW iniciará em junho a produção em Araquari (SC) do X5, modelo que a empresa considera o mais tecnológico da marca no país. Também será o mais caro automóvel nacional, com preço batendo os R$ 500 mil. Hoje o posto também é de um BMW, o X4, vendido a R$ 422 mil.
Ele será equipado com motor 3.0 turbodiesel, de seis cilindros em linha, que rende 265 cv e 61,0 kgfm de torque. O câmbio é automático de 8 marchas. Também será o primeiro BMW com esse combustível a ser feito em solo brasileiro.
O modelo ficará dividido em três versões. A de entrada xDrive 30d, de 449.950, que já chega importando e assim continuará. As intermediárias xDrive30d M Sport, por R$ 479.950, e xDrive30d M Sport xOffroad, R$ 499.950, que serão nacionalizadas.
O X5 é o quarto utilitário esportivo (SUV) da marca a ganhar cidadania brasileira. A fábrica inaugurada em 2014 tem capacidade para 32 mil veículos ao ano, mas, em 2018, produziu 8,7 mil.
No ano anterior foram 13,8 mil, dos quais 5 mil foram exportados para os EUA após acerto com a matriz, que não tinha condições de abastecer aquele mercado.
"Este é um importante passo na direção de equalizar nossas operações e a capacidade instalada de manufatura no país", disse em nota, o diretor geral da montadora, Mathias Hofmann.
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O grupo já produz os SUVs X1, X3 e X4 e, no segundo semestre, também fará a nova geração do sedã Série 3. A fábrica emprega mil funcionários e não haverá contratações.
Ressaltando que o X5 será trazido no país semidesmontado, no formato SDK (Semi Knock-Down), como já ocorre com o X3 e X4 nacionais.
Apenas mercado local
Para produzir o SUV premium a empresa investiu R$ 17 milhões em novas tecnologias, além de R$ 125 milhões na flexibilização das linhas produtivas para receber os novos Serie 3 e X4.
De janeiro a abril, a BMW vendeu no Brasil 3,57 mil veículos, atrás da concorrente Mercedes-Benz (4,13 mil) e à frente da Audi (2,61 mil) e da Land Rover (1,9 mil).
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O X5 já está à venda na versão importada. O local terá peças vindas de fora e motorização a diesel. A produção será apenas para o mercado brasileiro.
Entre as tecnologias do X5, estão sistema que oferece quatro modos de condução em diferentes terrenos como areia e rocha e airbags duplos frontais, laterais e de cortina dianteiros.
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Principais itens de série de cada versão:
X5 xDrive30d
R$ 449.950
- Controles de estabilidade e tração; airbags duplos frontais, laterais dianteiros, e de cortina dianteiros e traseiros; função start/stop; rodas de 21 polegadas; regeneração de energia de frenagem; cortinas para vidros laterais traseiros; bancos dianteiros aquecidos, ventilados e com ajustes elétricos; ar-condicionado digital, com controle de 4 zonas; sistema de entretenimento traseiro, com duas telas de 10,2 polegadas; sistema de som Surround Harman Kardon; sistema ConnectedDrive, com serviços de Concierge e chamada de emergência inteligente; preparação para Apple CarPlay; faróis full led; faróis de neblina em led; assistente de farol alto; head-up display; teto solar panorâmico; comando por gestos de diferentes funções do carro e do multimídia; e tecnologias que informam as condições do tráfego e auxiliam na hora estacionar e manobrar o veículo.
X5 xDrive30d M Sport
R$ 479.950
+ rodas de 22 polegadas, com freios M Sport; volante M em couro; pacote M aerodinâmico; e pacote M Sport.
X5 xDrive30d M Sport xOffroad
R$ 499.950
+ sistema xOffroad, que oferece quatro modos de condução voltados para quatro tipos de terrenos diferentes: xSand (areia), xRocks (rocha), xGravel (cascalho) e xSnow (neve). O dispositivo traz diferentes ajustes do sistema xDrive, transmissão e da resposta do acelerador.
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