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Presidente diz que lombadas têm mais fins arrecadatório que fiscalizatório. | CCR Rodonorte / Divulgação
Presidente diz que lombadas têm mais fins arrecadatório que fiscalizatório.| Foto: CCR Rodonorte / Divulgação

presidente da RepúblicaJair Bolsonaro, declarou em uma live em redes sociais feita na noite desta quinta-feira (7) que está discutindo com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o fim as lombadas eletrônicas. Ele quer acabar com esses equipamentos nas estradas brasileiras.

Segundo Bolsonaro, é quase impossível viajar sem receber uma multa e as lombadas eletrônicas servem mais para arrecadação do que para reduzir acidentes.

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presidente ainda declarou que uma parte do que é arrecadado com multas por radares em rodovias pedagiadas deve ser utilizado na manutenção da via. 

E, ainda, de acordo com Bolsonaro, as concessionárias descobriram que as lombadas eletrônicas dão mais lucro do que o próprio pedágio. E o usuário, de acordo com ele, recebe um péssimo trabalho em relação à manutenção das rodovias.

“Não teremos mais nenhuma lombada eletrônica no Brasil, e as lombadas que por ventura existirem, que ainda são muitas, quando forem perdendo a validade, não serão renovadas”, declarou o presidente.

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Divulgação

Durante os três minutos que tratou do assunto na live, o mandatário não apresentou números de multas e fiscalização por esse tipo de equipamento que referendassem seu discurso.

Nem trouxe dados a respeito do volume de infrações registradas nas estradas por meio das lombadas eletrônicas, e de gastos ou arrecadação do governo federal com os radares.

“A gente sabe que no fundo, ou desconfia, que o objetivo não é diminuir acidentes. Hoje se está muito mais preocupado em olhar pro lado e ver se tem uma lombada eletrônica do que para ver a sinuosidade das pistas.”

Jair Bolsonaro, presidente da República, na live que fez nesta quinta-feira (7).

Concessionárias rebatem presidente

As concessionárias de rodovias questionaram nesta sexta (8) as acusações de Bolsonaro de que elas lucram com as multas.

"Não há arrecadação de multas pelas concessionárias em qualquer dispositivo eletrônico de monitoramento de velocidade", disse, em nota a ABCR (Associação Brasileira das Concessionárias de Rodovias), que defende que os radares são responsáveis pela redução de graves acidentes.

"A fiscalização, emissão, cobrança e destinação da receita com multas de trânsito é responsabilidade dos órgãos fiscalizadores federal, estaduais e municipais", defendeu a entidade.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, o Contran (Conselho Nacional do Trânsito) é responsável por regulamentar a aplicação dos valores arrecadados com multas.

Em seu artigo 320, o código diz que "a receita arrecadada com a cobrança de multas de trânsito será aplicada, exclusivamente, em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito".

A insatisfação de Bolsonaro com esse tipo de controle de velocidade é antiga. Quando ainda era deputado, ele gravou um vídeo reclamando dos radares enquanto dirigia pela Rio-Santos. Manusear o celular na condução de veículos também é passível de multas.

Revisão nos equipamentos

Para especialista em direito de trânsito Márcia Pontes, o presidente deveria rever o seu posicionamento, em entrevista ao site Portal do Trânsito, canal especializado interpretar as informações do trânsito brasileiro. 

Ela cita a importância dos redutores de velocidades para inibir os motoristas que abusam da velocidade, principalmente em trechos críticos de rodovias e próximos às cidades. 

 “Quanto maior a velocidade, maior a gravidade das lesões, maior a ocorrência de óbitos”, destaca Márcia, que trabalha com condutas preventivas no trânsito.

A especialista aconselha ao governo verificar se os equipamentos possuem um estudo técnico reconhecido por um engenheiro de tráfego. E se for preciso fazer uma revisão desses estudos ao invés de simplesmente eliminar os dispositivos.

Marcia compara a velocidade nas vias a uma doença. “Você quer acabar com a doença, matando o doente? Matando aquele que acelera? Matando as vítimas dele?”, questiona a especialista. Para ela, o correto é curar a doença com o remédio adequado e não "matar o paciente”, por que não resolverá o problema.

Segurança é obrigação do estado

O publicação lembra ainda a pesquisa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que responsabiliza a fiscalização eletrônica pela redução de 60% de óbitos e 30% de acidentes no trânsito.

Na opinião de Celso Alves Mariano, especialista em trânsito e diretor do Portal, o estado é obrigado a garantir um ambiente seguro no trânsito ao cidadão. E não garantirá isso desligando o sistema de fiscalização. “É preciso rever o que está mal feito, otimizar os recursos disponíveis e eliminar distorções”, argumenta.

O Brasil é um dos países onde mais se morre no trânsito. Em 2016, foram 37 mil mortos. Segundo especialistas, todas as mortes poderiam ser evitadas, a depender da melhoria da qualidade das estradas, da conscientização dos usuários da via e da melhor fiscalização. O Brasil ainda está longe da meta de redução de mortes no trânsito que foi pactuada com a ONU.

CNH e placa Mercosul

Jair Bolsonaro também voltou a afirmar que irá aumentar o prazo de validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de cinco para 10 anos.

Ainda durante a campanha para a presidência, Bolsonaro parabenizou o governo do Rio de Janeiro por extinguir a vistoria anual de veículos.

O presidente também questionou a adoção das placas MercosulLei do Farol, que obriga os motoristas a acenderem os faróis em rodovias. Em 2017, 905 mil multas foram aplicadas por deixar de manter a luz baixa acessa nas rodovias.

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Outra medida relacionada a Bolsonaro e as leis de trânsito é o limite para que os motoristas percam a CNH. Em 2011, como deputado, ele propôs o projeto lei 367/11, que visava aumentar o limite de pontos da carteira de motorista, de 20 para 40 pontos em infrações acumulados em 12 meses.

No Projeto de Lei, o então parlamentar justificava que a medida “reduziria os prejuízos aos condutores que precisam da habilitação para trabalhar ou transportar familiares”.

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Confira o vídeo de Bolsonaro prometendo o fim das lombadas eletrônicas:
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BRIGA EM VENDAS: ARGO X POLO O ano de 2019 começa aquecido para o mercado automotivo. As vendas no primeiro bimestre cresceram 16,3% em relação ao mesmo período do ano passado. E o destaque de fevereiro foi o Fiat Argo, que fechou como o quarto carro mais emplacado no país, com 6.674 unidades negociadas. Ele abriu quase 2 mil exemplares de distância do rival VW Polo, que fez 4.813, em nono no ranking geral. Em 2019, o Argo já soma 11.594 veículos emplacados e o Polo, 10.246. No segmento mais disputado do mercado, o de SUVs, o Jeep Renegade confirmou a boa performance de janeiro e chegou à frente dos concorrentes também em fevereiro. Com 4.706 unidades, ele fechou a lista dos 10 mais vendidos no país. O irmão maior Compass novamente foi o segundo entre os utilitários, com 4.371, seguido do Honda HR-V, 4.256, Nissan Kicks, 4.137 e Hyundai Creta, 3.984. CONFIRA O TOP 20 DE FEVEREIRO 1. Chevrolet Onix 18.392 2. Hyundai HB20 8.055 3. Ford Ka 7.633 4. Fiat Argo 6.674 5. Fiat Strada 6.553 6. GM Prisma 6.499 7. Renault Kwid 5.473 8. Fiat Mobi 4.855 9. VW Polo 4.813 10. Jeep Renegade 4.706 11. VW Gol 4.565 12. Jeep Compass 4.371 13. Honda HR-V 4.256 14. Nissan Kicks 4.137 15. Hyundai Creta 3.984 16. VW Fox 3.795 17. Renault Sandero 3.604 18. Fiat Toro 3.361 19. Toyota Corolla 3.359 20. VW Virtus 3.106 Fonte: Fenabrave #fiatargo #volkswagenpolo #hatch #vendas #fenabrave #ranking #mercadobrasil #jeeprenegade #jeepcompass #hondahrv #carros #automoveis #cargram #instacar #gazetadopovo 📷#fiatbrasil #renytrovao

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