Frankfurt A Landwind apareceu na mostra com um utilitário esportivo que lembra bastante o nosso Ford EcoSport. O modelo chinês já é vendido desde julho na Holanda por 15 mil euros e em breve será oferecido na Alemanha e Suíça. Seu motor a gasolina é da Mitsubishi, e a diesel, da Isuzu.
A Euro Motors, apresenta o sedã médio Zhonghua, da Brilliance. A idéia é vendê-lo na Alemanha a partir de 2006. Na China, a Brilliance tem uma joint-venture com a BMW e, talvez por isso, o sedã seja o mais bem-acabado dos veículos chineses no salão. O Brilliance tem motores 2.0 e 2.4 a gasolina e em breve será oferecido na Alemanha. Todos os modelos da feira contam com desenhos modernos, pouca tecnologia e apenas preços interessantes, graças ao baixo custo de mão-de-obra na China.
O crescimento da China no setor automotivo é impressionante. Em 2000, a China era o 8.º maior produtor de automóveis do mundo com 2,7 milhões de unidades, um número inferior ao do Brasil. Em 2004, a China produziu 4,7 milhões de automóveis e se tornou o quarto maior do mundo. O Brasil irá produzir até o fim deste ano 2,45 milhões de automóveis.
Rogério Golfarb, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), comenta que engana-se quem pensa que estes carros ainda estão longe. Já existe um plano de montagem de modelos chineses na Colômbia e várias marcas querem vender carros na América do Sul. Para combater a ameaça chinesa, Goflarb acha que o Brasil deveria acelerar a obtenção de acordos internacionais a fim de garantir novos mercados.
Saiba mais
* O Salão de Frankfurt também dedica espaço para o tunning. Quase todos os carros transformados são de alto luxo.
* Um BMW M6, apresentado pela AC Sdchnitzer, teve a potência de seu V10 5.0 aumentada para 552 cv. Sua velocidade máxima chega a 325 km/h.
* Nos carros europeus a personalização é bem mais limpa que a norte-americana.
* Pintura bicolor e aros gigantes de 20 polegadas são comuns em quase todos os modelos tuning.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast