A professora Veridiana Duarte comprou um carro novo no sábado e chegou na concessionária com o modelo e a cor definidos. Ela escolheu um Honda CR-V branco. "É uma cor muito elegante. Quando comecei a ver os carros brancos nas ruas, decidi que queria um também", conta ela.
A professora diz que esse é o primeiro carro que ela compra nessa cor. Os últimos foram pretos. Mas o CR-V de Veridiana vai ser exceção na garagem da família. O marido e o filho continuam com modelos pretos.
A preferência da professora ajuda a confirmar o dado levantado pela pesquisa Global Automotive Color Popularity Report, realizada pela DuPont, uma das principais fornecedoras de tinta automotiva no mundo. O levantamento aponta que a cor branca conseguiu empatar com a prata no quesito mais popular em vendas no mundo dos carros. Isso graças ao aumento da procura por esse tom no segmento de luxo.
No ano passado, a cor branco/branco pérola empatou em terceiro lugar com o cinza no ranking mundial de cores, com apenas 16% de participação, mas sua atual popularidade na América do Norte, combinada com crescimento da procura pelo tom na Europa, China, Coreia, América do Sul e África do Sul, ajudou a elevar sua posição em 2011 para 22%.
"Há uma maior aceitação do consumidor em relação ao branco e nossos clientes estão atendendo essa demanda por um visual mais limpo que a cor traz ao design dos veículos", diz a gerente de Marketing de Cores da DuPont, Nancy Lockhart. Para o designer de Cores da DuPont para a Europa, Elke Dirks, o branco também é visto como inspiração para a megatendência ecológica na Europa, porque representa o minimalismo moderno e as tecnologias do futuro.
Na América do Sul, inclusive no Brasil, o prata lidera o mercado com 30% de participação. A segunda cor mais popular na América do Sul, o preto/efeito de preto representa 19% da região. O branco/branco pérola aparece no terceiro lugar, com 17% do mercado geral da América do Sul e participação semelhante no Brasil.
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