A JAC Motors abriu a pré-venda o primeiro caminhão elétrico comercializado no Brasil para o transporte de mercadorias. Atualmente, a motorização movida a energia limpa só é empregada em solo nacional para a coleta de lixo.
O iET 1200 atuará no segmento semileve e leve, voltado, principalmente, para o transporte em centros urbanos. O preço é R$ 259,9 mil e as primeiras entregas ocorrem no fim do ano.
O caminhão, que virá importado da China, é equipado com motor elétrico que rende o equivalente a 177 cv e 122,4 kgfm de torque. Ele tem força suficiente para movimentar o peso bruto total (PBT) de 5,8 toneladas (peso do veículo + a capacidade de carga).
As baterias têm capacidade de carga de 97 kWh, o que permite o iET 1200 rodar até 200 km com uma carga cheia.
O 'reabastecimento' pode ser feito em tomada de 220 volts, no modo lento, que keva 17 horas para o ciclo completo. Já em tomada de 380 volts, trifásica, o tempo reduz para 2 horas.
“E é preciso ponderar as duas grandes vantagens do caminhão 100% elétrico: a emissão zero de poluentes e o baixíssimo custo operacional", comentou o presidente da JAC Motors do Brasil, Sergio Habib.
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De acordo com a marca chinesa, o custo médio estimado para circular por 200 km será de R$ 30, ou cinco vezes menos que os R$ 150 de média gasto com caminhões similares movidos a diesel.
Habib acredita que essa economia diária de R$ 120 com combustível, ou R$ 2.500 por mês, será o grande atrativo do modelo para pequenos clientes ou grandes frotistas, além do custo de manutenção mais baixo, uma vez que os veículos elétricos exigem menos na hora da manutenção (não há a necessidade da troca de filtros e óleos, por exemplo, ausentes neste tipo de tecnologia).
Em contrapartida, o veículo elétrico tem um valor bem superior na aquisição. O de um Mercedes-Benz Accelo 815, por exemplo, gira em torno de R$ 150 mil.
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Rival da Volkswagen
O nome iET significa Itelligent Energy Truck, ou “caminhão de energia inteligente”, em tradução direta. Já o '1200' refere-se a um dos principais atributos do modelo: o torque máximo. Com 1200 Nm (na medida Newton-metros), equivale ao torque de motores convencionais a diesel para caminhões de 25 a 30 toneladas de PBT.
Segundo a montadora, o modelo foi projetado para o transporte de cargas em cidades. Pesquisas feitas pela JAC indicam que a autonomia de 200 km é suficiente para a proposta.
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Em breve, o caminhão movido à eletricidade ganhará um rival de mesma propulsão. A Volkswagen Caminhões desenvolve um veículo similar, o e-Delivery. Será o primeiro a ser produzido no Brasil, na fábrica da marca em Resende (RJ).
O modelo começa a ser vendido em 2020 e poderá transportar até 11 toneladas. O motor elétrico, no caso, é menos potente que o da JAC: 109 cv e 50,3 kgfm. Já a autonomia prevista é também de 200 km.
Segundo a VW, com um carregador rápido será possível recuperar 30% da carga em apenas 15 minutos. Mas o processo completo levará 3 horas numa tomada convencional.
A chinesa BYD foi a primeira marca a comercializar no Brasil caminhões elétricos. O modelo eT8A já é usado por empresas de coletas de lixo orgânico em São Paulo e Espírito Santo. Em breve, também circulará no Rio de Janeiro.
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