Com inovações, Toyota manteve a liderança em vendas no 1º semestre de 2010| Foto: Gabriel Bouys/Auto Show Los Angeles

Resultados

Apesar da crise que enfrenta em todo mundo, a Toyota manteve a liderança em vendas no 1º semestre de 2010, seguido pela Ford e Volkswagen. "Toyota mostra sua força e mantém a liderança mundial, mesmo com os problemas que enfrentou nos Estados Unidos, a reação e profissionalismo da marca deixa claro que não vai ser fácil tomar esta posição dela", diz Luiz Carlos Augusto, diretor da Jato Dynamics do Brasil.

Destaque também para a sul-coreana Kia, que figura entre as 10 primeiras marcas, após ter um incremento de 29,26% nas vendas do primeiro semestre de 2010, e a Chevrolet que apresentou crescimento de 32,44% e subiu para a quarta colocação. "A Chevrolet mostra que os investimentos em marketing e produto dão retorno e cresce bem acima da média dos cinco maiores. Se continuar com este foco deverá fechar ano em 2º lugar", acrescenta Augusto.

CARREGANDO :)
Confira o desempenho das marcas
CARREGANDO :)

A Jato Dynamics do Brasil, em­­presa especializada em informações automotivas, divulgou o balanço dos veículos vendidos mun­­dialmente no 1.º semestre de 2010. A China segue na liderança da indústria automobilística mundial com crescimento de 54% em comparação ao mesmo período de 2009. Em segundo lugar estão os Estados Unidos, com aumento de 17%, e Japão, com alta de 21%. Os dados chineses incluem apenas veículos de passeio. Para o restante dos países os números englobam car­­ros e comerciais leves.

Neste contexto, o Brasil ficou na quinta colocação do ranking mundial, com crescimento de 7% nas vendas de veículos nos seis primeiros meses de 2010 em relação ao mesmo período do ano passado. Ao todo, foram co­­mercializadas 1.494.981 unidades este ano, contra 1.393.892 no primeiro semestre de 2009. A Alemanha continua em quarto lugar, apesar da queda de 27% nas vendas .

Publicidade

"Teremos um ano bastante dis­­putado pela quarta posição no ranking mundial", afirma Luiz Carlos Augusto, diretor su­­pe­­rintendente da Jato Dynamics do Brasil. "Com o final dos in­­centivos, a Alemanha vem caindo mês a mês e, apesar do nosso crescimento, precisamos ficar de olho na França que volta a rea­­gir e praticamente mantém um crescimento constante nestes últimos meses."

França e a Itália ocupam a 6.ª e 7.ª posição, respectivamen­te, se­­guidos pela Índia, a 8.ª, que apresentou aumento de 37% nas vendas. A Rússia, pertencente ao grupo dos quatro principais países emergentes do mundo (Bric), retoma a posição entre os 10 maiores mercados automotivos.