Venda
Dono pode ter veículo bloqueado
Segundo informação da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil), menos de 60% dos clientes que necessitam de reparo no carro, devido a defeitos de fábrica, atendem ao chamado da montadora para corrigir o problema. Seja por falta de informação ou por não ter a dimensão da gravidade do problema. Mas, a partir do Sistema de Monitoramento Online de Recall, não será possível realizar a transferência do veículo, caso o proprietário não tenha realizado os reparos estabelecidos por um recall. Assim o veículo fica bloqueado para a venda até que o serviço seja efetuado na concessionária autorizada.
Diante das inúmeras convocações feitas por montadoras para corrigir defeitos de fábrica, o governo federal quer tornar obrigatório um novo sistema de avaliação de qualidade do veículo, que inclui novos testes e um sistema para facilitar a realização de recall. Criado pelo Ministério da Justiça, o Sistema de Monitoramento Online de Recall deve ser implementado no prazo de 90 dias.
Segundo informou o diretor-geral do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Alfredo Peres da Silva, a base de dados será integrada por órgãos públicos, como o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da Secretaria de Direito do Consumidor do Ministério da Justiça (DPDC), além da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). "A grande dificuldade é o fato de a montadora não ter acesso aos dados do atual proprietário do veículo", explicou Silva na reunião que fez, semana passada, na Câmara dos Deputados.
Os órgãos governamentais deverão garantir o sigilo das informações relativas aos donos atuais dos automóveis. Para preservar esses dados, o diretor-geral do Denatran afirmou que a ideia é firmar convênio com os Correios, a fim de que a Anfavea possa convocar os interessados em recall sem ter acesso a informações sigilosas.
A diretora-substituta do Departamento DPDC, Juliana Pereira da Silva, garantiu durante a reunião que o governo estuda firmar parceria com órgãos norte-americanos e australianos que cuidam de recall de automóveis. "Queremos ampliar as redes de informação para que, se houver problema em um país, os procedimentos sejam adotados também no outro", explicou.
Teste de impacto
Além das mudanças em relação aos recalls, a partir de 2012 deverá ser obrigatório um novo teste de impacto (crash test), com bonecos que simulam pessoas. Atualmente, é exigido um teste de impacto mais simples para avaliar os veículos lançados no mercado. Para os modelos em circulação, esse sistema passará a ser exigido a partir de 2014.
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