Tem visto muito Honda HR-V, Jeep Compass e Hyundai Creta pelas ruas? Não é impressão, não. O trio começa a protagonizar uma briga acirrada no segmento de utilitários esportivos e crossovers.
Tudo leva a crer que eles vão duelar pela preferência do consumidor em 2017, acompanhados um pouco mais distante de Jeep Renegade, Nissan Kicks e Renault Captur.
Os números de vendas na primeira quinzena de abril deixam em aberto quem fechará o mês no primeiro posto da categoria. Certo é que pelo menos dois deles estarão entre os dez carros mais emplacados.
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Até o momento, o HR-V licenciou 1.819 unidades em abril, apenas oito exemplares a mais que o Compass (1.811). O Creta aparece um pouco mais atrás, com 1.561 – 258 carros de diferença para o Honda. No ranking geral de vendas, são oitavo, nono e 12.º.
Na contramão do Compass está o Renegade, que pelo jeito deixará a briga pela liderança do segmento para o irmão maior. O modelo compacto está com 1.078 emplacamentos, na 25.ª posição da tabela.
Top 15
Emplacamentos na 1.ª quinzena de abril
Modelo | Unidades |
1.º Chevrolet Onix | 5.439 |
2.º Hyundai HB20 | 4.110 |
3.º Ford Ka | 3.106 |
4.º Volkswagen Gol | 2.556 |
5.º Toyota Corolla | 2.525 |
6.º Chevrolet Prisma | 2.264 |
7.º Renault Sandero | 1.924 |
8.º Honda HR-V | 1.819 |
9.º Jeep Compass | 1.811 |
10.º Fiat Toro | 1.708 |
11.º Toyota Etios | 1.663 |
12.º Hyundai Creta | 1.561 |
13.º Fiat Strada | 1.536 |
14.º Volkswagen Fox/ CrossFox | 1.505 |
15.º Fiat Mobi | 1.492 |
Fonte: Fenabrave |
Honda HR-V ganha reforço da Touring
Sucesso de vendas desde o lançamento, o HR-V foi o responsável por desbancar o reinado de longa data do Ford EcoSport.
A modelo começa em R$ 79.900 na versão LX, com câmbio manual de 5 marchas, mas as configurações que vendem realmente são a EX (R$ 93 mil) e a EXL (R$ 101.400), ambas com câmbio CVT.
O motor 1.8 flex rende 139/ 140 cv e 17,5/ 17,7 kgfm de torque (gasolina/ etanol). De série, traz controles de tração e estabilidade, freio de estacionamento eletrônico, som com bluetooth, além dos básicos ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricos.
A partir da EX entrega também piloto automático, comandos de áudio no volante, som com tela de 5 polegadas, câmera de ré, faróis de neblina, volante revestido em couro e rack de teto.
Recentemente, o crossover (mistura de utilitário com características de minivan e sedã) ganhou o reforço da versão Touring (R$ 105.900), com agrega mais detalhes no acabamento e novos equipamentos de conforto e segurança. Destaque para os faróis em led com luzes diurnas, sensores de chuva e de estacionamento traseiro e airbags do tipo cortina.
Compass é a evolução do Renegade
A segunda geração do SUV médio passou a ser feita em Pernambuco com status de produto global. Disponível em quatro versões - Sport, Longitude, Limited e Trailhawk -, um dos trunfos do carro é começar abaixo dos R$ 100 mil (R$ 99.990), o que o coloca em briga direta com o HR-V.
E já nesta faixa de preço, o Jeep possui um motor mais forte que o concorrente. O 2.0 TigerShark flex rende 159/ 166 cv e 19,9/ 20,5 kgfm, associado à transmissão automática de 6 velocidades.
Números também superiores aos do Renegade 1.8 flex – 135/ 139 cv e 18,8/ 19,3 kgfm. Aliás, o Compass é uma evolução do irmão menor também no tamanho e espaço. É 19 cm mais comprido, totalizando 4,42 m, além de 2,64 m de entre-eixos (ante 2,57 m). No porta-malas, são 410 l de capacidade contra 260 l do Renegade.
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A versão flex representa 70% das vendas do Compass, mas se o cliente preferir ainda há a opção 2.0 turbodiesel, de 170 cv e 35,7 kgfm, com câmbio de 9 marchas. Ela começa em R$ 132.990.
O modelo traz desde a configuração de entrada Sport direção elétrica, ar-condicionado, sensor e câmera de ré, banco do motorista com regulagem elétrica, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, controle de velocidade de cruzeiro, multimídia com tela de 5” e navegação e rodas de 17”.
Hyundai Creta aposta no preço
Baseado na plataforma do sedã Elantra, o Creta é um dos modelos mais baratos da categoria. Começa em R$ 72.990 na versão 1.6 Attitude flex, de 123/ 130 cv e 16,0/ 16,5 kgfm, administrada pela caixa de 5 marchas. O motor, neste caso, é o mesmo do HB20, porém, com ligeira recalibração.
No entanto, cerca de 80% das vendas está concentrada nas opções com o câmbio automático de 6 velocidades, disponível no propulsor 1.6 (R$ 85.240) e única opção no 2.0 flex (R$ 92.490), de 156/ 166 cv e 19,1/ 20,5 kgfm – a mecânica foi emprestada do ix35.
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Ao todo são cinco configurações, sendo que a mais cara, a Prestige 2.0, custa R$ 99.490, posicionada na faixa de preço inicial do Compass. De série, o Creta vem com direção elétrica, start-stop (desligamento automático do motor em paradas rápidas no trânsito), sistema de som com botões no volante, rodas de liga aro 16 e monitoramento de pressão dos pneus.
Controles de estabilidade e tração e assistente de partida em rampas a partir da versão logo acima, a Pulse 1.6 (R$ 78.290).
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