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Quem já não foi surpreendido, durante a condução de um veículo, por uma verdadeira "cratera" no meio da rua ou rodovia.

O problema é que um buraco no asfalto pode causar graves danos nos pneus e suspensão de um automóvel. Para evitar dores de cabeça, os motoristas devem sempre dirigir com cautela e manter uma boa distância do carro da frente, o que garante uma melhor visibilidade da pista. O dono do veículo também não pode esquecer de calibrar sempre os pneus e fazer as revisões da suspensão.

Caso seja pego por uma dessas armadilhas cravadas na pista, Luiz Alberto Mendes, proprietário da KLS Mecânica de Suspensão, em Curitiba, recomenda que o dono veículo procure imediatamente uma oficina de confiança. "O impacto da queda no buraco pode até não causar problemas no pneu ou suspensão, mas sempre é bom fazer uma vistoria", justifica.

A despesa para se fazer o reparo de um possível dano varia bastante. Pode começar em R$ 40 (um serviço de geometria e balanceamento), ser de no máximo R$ 100 (o preço médio de um pneu popular) e até chegar a R$ 1 mil (caso haja a necessidade de trocar algumas peças da suspensão como bandeja, braço, molas e buchas em um carro importado).

Não são apenas os pneus e a suspensão que sofrem com a má conservação do asfalto. A roda também pode ser danificada, dependendo do tamanho do buraco e da velocidade do carro no momento do impacto. "A maioria dos clientes que nos procura teve a roda amassada devido a uma queda num buraco", conta Marquessom Deola da Silva, gerente da Sobre Roda, empresa especializada no conserto de rodas na capital. A recuperação de uma peça sai, normalmente, por R$ 40. Mas há limites para o conserto. "No caso das rodas de ferro não pode atingir o miolo. Se for uma roda de liga leve, não pode ter comprometido os raios. Se um desses problemas ocorrer, a roda precisará ser trocada, pois não tem como arrumar", alerta Silva.

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