Concorrentes
Confira com quem o C3 Picasso irá brigar.
VW SpaceFox
Motor: 1.6 litro/Potência: 104 cv
Preço inicial: R$ 49.390
Fiat Idea
Motor: 1.4 litro/Potência: 81 cv
Preço inicial: R$ 43.980.
Chevrolet Meriva
Motor: 1.4 litro/ Potência: 105 cv
Preço inicial: R$ 46.532
Kia Soul
Motor: 1.6 litro/ Potência: 130 cv
Preço inicial: R$ 52.900
Nissan Livina
Motor: 1.6/Potência: 108 cv
Preço inicial: R$ 43.990
OBS. : Modelos de entrada e preços sugeridos de fábrica, sem o custo da pintura e frete e o lucro das concessionárias.
Aproveitando o sucesso de vendas do AirCross, a Citroën está lançando o C3 Picasso, uma versão com a cara do irmão de estilo aventureiro mas sem os adesivos e penduricalhos plásticos. O monovolume com o visual mais limpo é oferecido em três níveis de acabamento e duas opções de câmbio manual ou automático ao preço inicial sugerido de R$ 47.990.
Ao contrário do AirCross, com o qual compartilha a plataforma na fábrica de Porto Real (RJ) e que tem no público jovem seu principal filão, o C3 Picasso mira a família, com um filho, que precisa, sobretudo, de espaço e conforto. Por isso, a marca francesa espera buscar compradores potenciais de VW SpaceFox, Chevrolet Meriva, Kia Soul, Fiat Idea e Nissan Livina.
O motor 1.6 16V de 113 cv de potência e 15,8 kgfm de torque trabalha em conjunto com o câmbio manual de cinco velocidades ou automático de quatro, o mesmo do Peugeot 408, com um novo gerenciamento de torque, e que será estendida ao AirCross no segundo semestre.
Durante a avaliação em ruas e rodovias de São Paulo o propulsor evidenciou o estilo familiar do veículo, já que é apenas suficiente para movimentar os 1.390 quilos do carro, sem qualquer reação mais agressiva ao pisar no pedal direito. Ou seja, o sossego, para não dizer lentidão, acompanha o modelo em subidas ou retomadas.
A associação com o AirCross por fora se repete na cabine, à exceção apenas do grafismo e da ausência dos inclinômetros (bússola e relógios de inclinação). Entre os equipamentos de série, air bag duplo e freios ABS aparecem somente a partir da versão GLX automática. Os itens são somados ao trio elétrico, ar-condicionado, CD player e rodas de liga leve de 16 polegadas. A Exclusive pode ganhar um sistema de navegação opcionalmente por R$ 2.400 (confira todas versões ao lado). A garantia da linha C3 Picasso é de três anos, sem limite de quilometragem, e a capacidade do porta-malas alcança 403 litros.
A meta inicial da Citroën é vender cerca de 1 mil unidades por mês, um desempenho abaixo do AirCross, que emplaca cerca de 1,5 mil veículos/mês e distante do principal produto da marca, o hatch C3, que já vendeu em 2011 pouco mais de 13 mil unidades.
O jornalista viajou a convite da Citroën
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast