O novo top de linha da Citroën, o C6, chegará ao Brasil em abril de 2006. O modelo, recém-lançado na Europa, ocupa o lugar deixado vago pelo XM, que saiu de linha em 2000. O C6 é um ousado hatchback gigante repleto de equipamentos eletrônicos. Visualmente, o modelo chama a atenção pela dianteira com capô longo e traseira curta. Na frente, o destaque fica por conta da grade frontal integrada aos faróis verticais. No país, ele será vendido com motor V6 3.0 de 215 cv (o mesmo usado no C5).

CARREGANDO :)

Óbvio! nos EUA

Os pequenos modelos 828/2 e 012, que serão produzidos pela brasileira Obvio!, foram destaque no San Francisco International Auto Show (EUA), realizado entre os dias 21 e 27 de novembro. Segundo a empresa, 50 mil unidades dos dois modelos, que serão fabricados a partir de 2006 em Duque de Caxias (RJ), foram vendidas antecipadamente pela empresa norte-americana ZAP. O modelo 828 custará US$ 14 mil e o 012 vai sair por US$ 28 mil. No Brasil, os veículos serão expostos e revendidos exclusivamente na Loja Novo Desenho, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Publicidade

Lobini muda de mãos

O empresário Antônio Ermírio de Moraes Filho, do Grupo Votorantim, assumiu no mês passado o controle da Lobini, montadora que nasceu na cidade paulistana de Cotia. O advogado Luiz Orlando Lobo (agora sócio minoritário) investiu US$ 2 milhões nos últimos dois anos para chegar ao modelo Lobini H1, um esportivo que custa R$ 168 mil e concorre com o inglês Noble, montado na África do Sul. A Lobini já tem contrato de exportação de 48 unidades para os Estados Unidos, a serem entregues a partir de janeiro.

Concorrente do Hummer

Um provável futuro concorrente do Hummer é uma das atrações do Salão de Bolonha (Itália), aberto no último dia 3 e que vai até hoje. Trata-se do Oltre Fiat, conceito derivado do modelo militar LMV (Light Multirole Vehicle) da Iveco. As dimensões são amplas (4,87 metros de comprimento, 2,20 m de largura, 2,05 m de largura e 3,23 m entreeixos) e as formas retilíneas buscam a robustez no fora-de-estrada. O motor é um diesel de 3.0 litros com injeção de duto único e turbo de geometria variável, que fornece potência de 185 cv.