Colocar o carro usado como entrada para a compra de um modelo novo é uma negociação bastante comum em concessionárias e revendas. Mas a cotação nem sempre agrada o consumidor, ficando abaixo do pretendido pelo dono do veículo.
Na maioria das vezes, esta avaliação requer antes uma passada na oficina da loja, o que demanda tempo e paciência do cliente. Em breve, este processo pode demorar o tempo de um cafezinho. É o que garante a empresa AutoAvaliar, uma startup de gestão de vendas e estoque de veículos, que desenvolveu a cabine de avaliação AutoFlash.
A tecnologia seria capaz de avaliar e precificar o usado em apenas dois minutos por meio de uma combinação de câmeras que capturam imagens do veículo em 360 graus.
As fotografias são enviadas em tempo real ao sistema de avaliações e cotações da AutoAvaliar e, em seguida, o proprietário fica sabendo quanto o seu automóvel valeria numa eventual troca ou venda.
A análise considera itens como estado dos pneus, situação da lataria, condição da pintura, entre outros, além de se conectar com o sistema do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para verificar a procedência do automóvel.
Segundo a empresa, a cabine cruza as informações com os cerca de 720 mil veículos comprados anualmente pelas 1,7 mil concessionárias cadastradas na plataforma.
Também integra a base de cálculo os mais de 60 mil automóveis seminovos comercializados no pregão online da companhia. Atualmente, são quase 200 mil avaliações já lançadas no sistema.
A novidade foi apresentada no 27º Congresso e Expo da Federação Nacional de Distribuição de Veículos (Fenabrave), realizado recentemente em São Paulo. A AutoAvaliar pretende disponibilizá-la ainda neste ano para concessionárias.
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