Em 2013, o colecionador apaixonado por carros antigos Carlos Alberto Grocoske materializou um antigo sonho: lançar um calendário ilustrado por veículos que fizessem parte do acervo da Confraria Curitiba, um grupo de 13 antigomobilistas idealizado por ele em 2009.
Surgia o ‘Clássicos de Curitiba’, ideia que virou um sucesso entre os amantes do gênero, sempre com diferentes modelos a cada ano, já que a frota dos amigos da Confraria é generosa.
Quando lançamos um calendário novo, criamos um problema: ninguém quer tirar o antigo da parede. Aí, acaba-se colocando outro prego.
A edição 2017 acaba de sair do forno (veja como adquirir o seu) e desta vez com um significado muito especial. Será a primeira sem que Carlinhos, como era conhecido, possa pendurar na parede mais um exemplar da sua criação.
Confira os 12 modelos que ilustram o calendário 2017
O empresário do ramo da hotelaria faleceu em setembro, aos 76 anos. Um de seus carros, um Mercedes-Benz C280 Elegance, ano 1995, é o destaque de fevereiro.
Além do sedã alemão, a lista conta ainda com outras preciosidades, como um Chevrolet Roadster 1925, um Jeep CJ3 1951, um Mercury Montclair Sun Valley 1955, entre outros.
Edição 2016: Calendário mostra carros clássicos o ano inteiro
Edição 2015: Relíquias na parede
Edição 2014: Calendário de Clássicos
Edição 2013: Clássicos fazem história em Curitiba
Mesmo sem o seu mentor, a Confraria cumpriu a vontade de Grocoske e finalizou a 5.ª edição do calendário. “A capa sempre mostra a garagem de algum colecionador e mantemos essa regra (conforme estipulada pelo idealizador). O objetivo é movimentar o meio do antigomobilista e fazer com que cada mês a gente curta um clássico diferente”, diz o filho Antonio Grocoske, que mantém viva a paixão do pai por automóveis antigos.
Essa folhinha tem por objetivo celebrar a amizade de longa data entre os membros do grupo e familiares
Segundo ele, a iniciativa já recebeu homenagens da Câmara Municipal de Curitiba e do Corpo de Bombeiros, e conta com o apoio de empresas tradicionais da cidade, como o Curitiba Antique Car, Cars Autorepair System, Magma Pro e Madero.
O calendário traz em cada mês, além das fotos dos carros, a data de fundação dos clubes de veículos do Paraná e de nascimento dos fundadores de marcas automotivas, como Louis Chevrolet (25/12/1878) e Henry Ford (30/7/1863).
Como adquirir o calendário
São 1.500 exemplares, o mesmo número das quatro edições anteriores, que alcançam cerca de 250 cidades e até outros países, como Alemanha, Itália, Áustria, Israel, Estados Unidos e Argentina.
A distribuição é gratuita e os interessados podem solicitar o seu exemplar pelo e-mail classicosdecuritiba@gmail.com. Para quem não reside em Curitiba, basta enviar o endereço que a Confraria envia pelos Correios.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast