A Confraria, grupo formado por 13 antigomobilistas, lança a edição 2016 do calendário ‘Clássicos de Curitiba’. Cada mês do ano é estampado por um dos veículos que compõem a frota da turma de amigos.
Há seis anos eles se reúnem às quintas-feiras para bater papo e ‘gasolinar’ sobre veículos do passado, como define o empresário Carlos Grocoske, idealizador da Confraria. “Essa folhinha tem por objetivo celebrar a amizade de longa data entre os membros do grupo e familiares”, diz o empresário, de 76 anos.
Nesta edição, o calendário traz uma novidade: a data de fundação dos clubes de veículos do Paraná e de nascimento dos fundadores de marcas automotivas, como Louis Chevrolet (25/12/1878) e Henry Ford (30/7/1863).
“Alguns clubes se confundem sobre a data de fundação, por isso decidimos colocar a partir deste ano. E os que não constam neste calendário, podem nos enviar que acrescentaremos no próximo”, ressalta Grocoske.
São 1.500 exemplares, o mesmo número das três edições anteriores, que se espalharam por quase 250 cidades e até outros países, como Alemanha, Itália, Áustria, Israel, Estados Unidos e Argentina.
A distribuição é gratuita e os interessados pode entrar em contato pelo e-mail classicosdecuritiba@gmail.com para saber em qual lugar retirar.
Para quem não vive em Curitiba, basta enviar o endereço que a Confraria envia pelos Correios.
“Feito o pedido pelo e-mail, a pessoa que mora em Curitiba tem até três dias para pegar o seu calendário. Após esse prazo, será repassado a outro interessado”, frisa o colecionador de antigos.
Confira os modelos que compõem a folhinha nostálgica:
JANEIRO
Oldsmobile 98 Holiday - 1956
A versão hardtop sedan de 4 portas e sem a coluna B pertence ao empresário Roberto Biesemeyer, 71 anos. O modelo possui motor 324 V8, de 2400 hp, com carburador quadrijet e associado a um cambio automático de 4 marchas. A tração é traseira.
FEVEREIRO
Chevrolet National Touring - 1928
Essa relíquia do médico Luiz Grocoske, 77 anos, é equipado com motor 2.8, de 4 cilindros, que rende 35 hp, acoplado a um câmbio manual de três velocidades. O modelo possui quatro portas e tração traseira e integra a gama AB da Chevrolet, que substituiu a Serie AA Capitol.
MARÇO
Ferrari 308 GTSi - 1982
O cupê de dois lugares do médico Francisco Luiz Grocoske, 47 anos, é impulsionado por um bloco 2.9 V8, de 211 hp, com injeção eletrônica e transmissão de 5 marchas tipo shift gate. O esportivo acelera de zero a 100 km/h em de 6,5 segundos e atinge 256 km/h de máxima.
ABRIL
Studebaker Commander V8 - 1952
O hardtop cupê sem a coluna B é de propriedade do empresário Carlos Grocoske, 76 anos. O modelo traz um propulsor 232 V8 , que desenvolve 120 hp. O câmbio é mecânico de 3 velocidades com trocas por alavanca na coluna da direção. A tração é traseira.
MAIO
Rolls Royce Wraith - 1939
A versão Light Saloon do empresário Antônio Kowalski, 70 anos, tem um motor 4.2, com 6 cilindros, e câmbio manual de 4 marchas. O charmoso veículo é gigantesco: tem 5,15 m de comprimento e 3,45 m de entre-eixos, pesando quase 2 toneladas. É capaz de chegar a 137 km/h.
JUNHO
Mercedes-Benz 500 SLC - 1980
A versão cupê da linha SL pertence ao empresário Constantino Fredolin Bäumle, 70 anos. O carro possui um bloco 5.0 V8 feito em alumínio, que gera 242 hp. A transmissão é automática de 4 velocidades. O modelo é um dos mais raros da marca feitos no pós-guerra.
JULHO
Mercedes-Benz 190 SL - 1959
O roadster de duas portas do médico Luiz Ernesto Wendler, 59 anos, vem equipado com um propulsor 1.9, de 105 hp e associado a um câmbio manual de 4 marchas. O modelo traz dois carburadores duplos.
AGOSTO
Volkswagen Sedan 1500 - 1973
O Fuscão, como era chamado o sedã de duas portas, pertence ao empresário Toni Grocoske, 46 anos. Ele é equipado com um motor de 40 hp, acoplado a uma transmissão de 4 velocidades. O Sedan é capaz de alcançar 126 km/h.
SETEMBRO
Porsche 911 Carrera - 1995
O esportivo de engenheiro Rodrigo Stainsack, 48 anos, traz motor 3.6 traseiro do tipo boxer, com 6 cilindros. A potência de 272 hp faz ele ir de zero a 100 km/h em apenas 5s e fazer 270 km/h. Foi o primeiro 911 com câmbio manual de 6 marchas.
OUTUBRO
Studebaker M5 - 1947
A picape do agricultor Gustavo Grocoske Küster, 37 anos, possui o motor 169 ci, de 80 hp e 6 cilindros, administrado por uma caixa de 3 marchas. A sua capacidade de carga é de meia tonelada.
NOVEMBRO
Ford Maverick Super Luxo V8 - 1973
Uma das versões mais requintadas do modelo é dirigida pelo empresário Luiz Fernando Bettega, de 75 anos. O bloco com oito cilindros em V gera 199 hp, acoplado a uma transmissão automática de 4 velocidades. Alcança 200 km/h.
DEZEMBRO
Chevrolet Master Roadster - 1933
A versão era a terceira mais rara da linha daquele ano. Trazia motor 206 ci, de 65 hp e 6 cilindros, e uma caixa de três marchas. As duas rodas socorro sobre os para-lamas eram opcionais. O modelo do calendário pertence ao arquiteto Luiz Fernando Heller, 57 anos.
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