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| Foto: Renyere Trovão/Gazeta do Povo

Tributos

Taxas encarecem a importação em até 120%

A alta carga tributária praticada no Brasil é o principal motivo pela enorme disparidade de preços entre os dois países. Só de impostos como IPI, ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), Imposto Sobre Serviços (ISS), Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), o consumidor brasileiro paga entre R$ 25% e 33% a mais no valor final do produto, de acordo com o tipo de motor e combustível.

Se o modelo for importado, então, o montante tributado é igual ou até superior ao preço original do veículo. Sem contar com as taxas portuárias e frete marítimo. A conta final ficará entre 90% a 120% acima do valor que pagaria pelo automóvel nos Estados Unidos. Por lá, a cobrança de impostos gira em torno de 10%. Por isso, os valores dos utilitários grandes e dos esportivos equivalem aos dos carros médios brasileiros.

  • Ford Fusion: Nos EUA US$ 31.729 (R$ 67.900) - No Brasil R$ 123.900* (US$ 57.897)
  • Fiat 500: Nos EUA, US$ 16.589 (R$ 35.500) - No Brasil R$ 40.770 (US$ 19.051)
  • Chevrolet Camaro 2SS: Nos EUA, US$ 36.690 (R$ 78.516) - No Brasil, R$ 203.000* (US$ 94.859)
  • BMW 320i: Nos EUA, US$ 36.194 (R$ 77.455) - No Brasil, R$ 129.950* (US$ 60.724)
  • Ford Edge: Nos EUA, US$ 30.586 (R$ 65.454) - No Brasil, R$ 127.900* (US$ 59.766)
  • Chevrolet Sonic: Nos EUA, US$ 15.049 (R$ 32.204) - No Brasil, R$ 49.100* (US$ 27.056)
  • Hyundai Elantra: Nos EUA, US$ 18.247 (R$ 39.048) - No Brasil, R$ 76.125* (US$ 35.572)
  • VW Fusca: Nos EUA, US$ 23.530 (R$ 50.354) - No Brasil, R$ 76.600* (US$ 35.594)
  • Smart Fortwo: Nos EUA, US$ 14.909 (R$ 31.905) - No Brasil, R$ 57.900* (US$ 27.056)

Imagine entrar numa concessionária Chevrolet e encontrar um Camaro SS zero-quilômetro à venda por R$ 78 mil! Seria a realização de um sonho para muitos fãs do esportivo. No Brasil, por mais que o governo dê desconto no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e a marca conceda bônus gene­­rosos, o valor ainda está muito distante dos atuais R$ 203 mil cobrados pelo carro da moda no país. Se para nós esse valor menor é inimaginável, nos Estados Unidos é justamente o que se paga para sair da loja dirigindo a versão 2SS – a mesma comercializada por aqui.

No Salão do Automóvel de Detroit (EUA), que encerrou no último domingo, era possível encontrar modelos vendidos nos dois mercados com preços que seduziriam qualquer comprador brasileiro. O novo Fusca, por exemplo, que nos EUA é a segunda geração do Beetle, estava exposto no estande da Volkswagen por US$ 23.530 ou cerca de R$ 50 mil, na motorização 2.0 turbodiesel. No Brasil, o modelo recém-lançado, com bloco a gasolina, sai por R$ 76,6 mil.

Com a quantia daria para adquirir na terra do Tio Sam o novo Fusion, na configuração top de linha 2.0 Ti­­tanium, com tração integral, e ainda sobrariam R$ 10 mil. O sedã exibido pela Ford em Detroit custa US$ 31.729 (R$ 77.455), enquanto que aqui a mesma versão começou a ser importada este mês por R$ 123 mil (US$ 57.897). Por esse valor, nos EUA, o cliente levaria de uma só vez um BMW 320i (R$ 77.455) e um Hyundai Elantra (R$ 39.048) e ainda receberia de troco de R$ 6 mil. Confira o compartivo de preços de modelos similares mostrados em Detroit e vendidos nos dois países.

Salão de Detroit

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