O caminhão de maior sucesso da Volvo no mundo completa 25 anos em 2018. E para comemorar a data a fabricante lança no Brasil o FH 25 anos, uma série limitada em 25 unidades, com visual personalizado e equipado com o que há de mais moderno no mercado nacional.
O lote especial já tem dono: foi adquirido pelos parceiros mais representativos da marca no país, que pagaram cerca de R$ 400 mil (mesmo preço do FH convencional) para ter uma unidade em sua frota. No entanto, a Volvo já sinalizou atender encomendas caso surjam novos interessados.
>> Avisar de blitz policial nas redes sociais pode virar crime
“Direcionamos a venda não para os maiores compradores da marca, mas sim àqueles de longa relação com a linha FH, que compram o caminhão desde o lançamento. Foi uma forma de reconhecimento”, salienta Bernardo Fedalto, diretor Comercial de Caminhões da Volvo no Brasil.
Bodas de prata com conforto e tecnologia
A edição comemorativa possui pintura na cor vermelho perolizado, numa referência às primeiras unidades do modelo, que desembarcaram por aqui no fim de 1993.
O visual exclusivo traz detalhes decorativos em prata, cinza e laranja, além de faixas que formam o número ‘25’. Sombras em efeitos 3D remetem ao design típico do início dos anos 1990.
A versão vem ainda com deflatores laterais, de teto e saias laterais que ajudam na aerodinâmica e na economia de combustível.
Placa padrão Mercosul deve ser abandonada por Bolsonaro
Por dentro, a cor laranja cobre o cinto de segurança , cortinas, tapetes e decalques refletivos nas portas. O pacote interno inclui ainda volante com acabamento em couro, multimídia com tela de 7”, câmera de ré, escotilha superior com acionamento elétrico, geladeira e cobertor e travesseiro com detalhes comemorativos.
Traz ainda uma pacote de segurança pouco visto nas estradas brasileiras, como sensores de mudança de faixa, de ponto cego e de chuva, piloto automático inteligente (anticolisão), freios eletrônicos a disco, airbags e controle de estabilidade.
>> Vantajoso? Diferença de 70% nos preços entre gasolina ou etanol já não vale mais
No conjunto mecânico, o FH 25 anos está disponível nas versões 6x2, com motor de 460 cv e 230 kgfm de torque, e 6x4, com propulsor de 540 cv e 260 kgfm.
A transmissão é a I-Shift de 6.ª geração, que seleciona a marcha certa no momento correto, combinando com a carga tracionada. Entrega ainda duas opções de marchas super-reduzidas para aplicações e condições severas de operação.
Pioneirismo no segmento de caminhões
O FH foi lançado em 1993 na Suécia, onde fica a matriz da Volvo, e no fim do mesmo ano chegou importado ao Brasil. Em 2013 tornou-se o caminhão mais potente do mundo com o lançamento do FH16, de 750 cv, capaz de tracionar cargas de até 250 toneladas. Título que ostenta até hoje.
O modelo virou referência no setor de transporte rodoviário de carga por ser pioneiro em diversos itens de segurança e tecnologia até então ausentes nos caminhões que circulavam por nossas estradas.
>> Chevrolet Monza está de volta e com motor turbo
Era equipado com motor eletrônico, mais eficiente e com ganhos de consumo e manutenção reduzida, substituindo as bombas injetoras mecânicas. Também exibia a cabine cara chata num mercado dominado pelos caminhões bicudos.
Seguiu inovando no segmento, antecipando tendências. Foi o primeiro a vir com freios ABS e também disponibilizar airbag (em 1998), que se tornou obrigatório em veículos de passeio somente a partir de 2014.
Dirigir um caminhão FH é mais fácil e confortável do que dirigir um carro de passeio.
Feito no Brasil há 20 anos, na fábrica da Volvo em Curitiba, o FH também estreou no país um dispositivo que salva vidas ao evitar que veículos pequenos entrem embaixo do caminhão em colisões frontais.
Em 1999 introduz o Trip Manager, um dispositivo que permitia a conexão do computador de bordo aos computadores das transportadoras. Tal conectividade, até então inédita, possibilitava, por meio de dados, analisar e treinar motoristas a partir de históricos de condução registrado nos veículos.
O Brasil foi um dos primeiros mercados fora da Europa a comercializar o FH. Sempre moderno, o caminhão revolucionou o nosso mercado de transportes, trazendo para cá tecnologias que até hoje surpreendem.
Em 2003, o FH revoluciona o mercado nacional com a introdução da transmissão eletrônica automatizada I-Shift, que dispensava a embreagem e fazia as trocas de marcha sozinha.
A tecnologia está presente hoje em 100% da produção dos FH e se popularizou nas marcas concorrentes.
Em 2010, implementa no segmento outras recursos inovadores, como controle de estabilidade, monitoramento de faixa de rodagem, piloto automático inteligente, sensor de ponto cego e bafômetro inibidor de partida.
>> Zoe, Leaf e Bolt: começa a guerra dos elétricos ‘populares’ no Brasil
Em 2018, alcança a marca de 1 milhão de unidades vendidas em todo mundo, sendo 90 mil só para o Brasil.
O FH trouxe a conceito de sofisticação e ergonomia ao segmento de caminhões que se aproximam de um automóvel de passeio.
FH mais antigo do Brasil
Para celebrar as bodas de prata do FH, a Volvo realizou nas mídias sociais a ação promocional “Procura-se o FH mais antigo do Brasil”.
Dentre os inúmeros exemplares que surgiram em bom estado de conservação, o ganhador foi um modelo de 1994, que pertence à frota de Henry Lauro Maier, 51 anos, curitibano proprietário da transportadora Trans Henry, em Goiás.
Ele adquiriu o veículo na concessionária Nórdica, quando ainda morava em Curitiba. “Foi o terceiro exemplar de uma frota que hoje já está em 42 unidades, iniciada com o meu pai, Waldemar Adão Maier”, lembra o empresário.
Henry conta que encostou o caminhão num galpão após fundir o motor, com 2,6 milhões de km rodados. “Em fevereiro deste ano comecei a consertá-lo, mas decidi acelerar o processo quando fiquei sabendo da ação da Volvo”, conta o orgulhoso dono.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast