A Caoa Chery está disposta a investir pesado no segmento de utilitários esportivos, que hoje já representa 24% da vendas de automóveis no Brasil. Ou seja, um em cada quatro veículos de passeio novos que chegam às ruas é um SUV.
Por isso por todos os lados que se olhava no estande da parceria sino-brasileira no Salão de São Paulo, que terminou neste domingo (18), havia um representante do segmento em destaque, sendo três deles novidades para o mercado brasileiro: Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8.
Lembrando que o primeiro produto da parceria foi o Tiggo 2, lançado no primeiro semestre.
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Os modelos virão equipados com motor 1.5 turboflex, de 147/ 150 cv, presente no Arrizo 5 (leia mais abaixo). No caso dos utilitários, o propulsor foi recalibrado para entregar mais torque: 21,4 kgfm a 1.750 rpm, contra 19,4 kgfm a 1.500 giros no sedã.
Outra diferença é que os SUVs usarão um câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas, bem mais esperto que o automático do tipo CVT do Arrizo 5.
No caso do Tiggo 8, tanto motorização quanto câmbio receberão ajustes na potência e torque compatíveis com o tamanho do carro, números que ainda não foram revelados.
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Todos terão produção nacional, na fábrica da Caoa em Anápolis (GO). Os preços foram mantidos em segredo.
TIGGO 5X, O SUV COMPACTO
Renyere Trovão/ Gazeta do Povo
O destaque do trio é o Tiggo 5X, que estreia agora em dezembro para engrossar a lista dos SUVs compactos, segmento em ebulição no país. A Caoa Chery resolveu mudar o nome do carro, que era para chamar Tiggo 4.
O visual, com amplos faróis e iluminação em led nas lanternas, e o pacote de itens de série chamam a atenção no modelo. Ele possui 4,34 m de comprimento e 2,63 m de entre-eixos, dimensões acima dos principais representantes do segmento, como HR-V e Nissan Kicks (4,29 x 2,61 m), Hyundai Creta (4,27 m x 2,59 m) e Jeep Renegade (4,23 m x 2,57 m).
Já o porta-malas é reduzido, com 340 litros, superando apenas o Renegade entre os rivais citados acima.
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Renyere Trovão / Gazeta do povo
O preço não foi anunciado, mas ficará na faixa entre R$ 70 mil e R$ 90 mil. O modelo se destaca pelo recheio de equipamentos. Confira:
- Direção elétrica com comandos multifuncionais; seis airbags, controles de estabilidade e de tração; botão de partida; sensor de pressão dos pneus; câmeras 360º; bancos em couro com ajuste elétrico para o motorista; quadro de instrumentos digital; multimídia com tela de 9", conexão Apple Car Play e Android Auto e câmera de ré; assistente de partida em rampas; controle de cruzeiro; freio de estacionamento eletrônico; e teto solar panorâmico.
TIGGO 7, O ‘ANTI-COMPASS’
Renyere Trovão / Gazeta do Povo
É claro que a Caoa Chery não tem a pretensão de brigar nas vendas com o Jeep Compass, mas a marca coloca em janeiro mais um concorrente para tentar atrair o consumidor que busca um utilitário com maior porte.
O SUV médio mede 4,50 de comprimento e 2,67 m de entre-eixos - maior que o Compass (4,41 m x 2,63 m). O porta-malas leva 414 l de bagagem.
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O utilitário recebeu cinco estrelas nos testes do C-NCAP, versão chinesa do Euro NCAP e Latin NCAP, que avalia o nível de segurança dos carros.
Confira alguns dos itens de série:
- Lanterna traseira em led; ar-condicionado de duas zonas; retrovisores com rebatimento elétrico; bancos dianteiros com aquecimento; rodas de liga aro 18; sensores de estacionamento dianteiro e traseiro; sensor de chuva; teto solar panorâmico; alerta de fadiga; e sistema de monitoramento de ponto-cego.
TIGGO 8, O SUV DE 7 LUGARES
É o terceiro SUV da Caoa Chery a ser montado em Anápolis (GO) pelo sistema CKD. A estreia está prevista só para o fim de 2019.
Construído sobre a plataforma modular T1X, desenvolvida em parceria com a Jaguar Land Rover, o Tiggo 8 possui suspensão calibrada pela Lotus e mede 4,70 metros de comprimento e 2,71 m de entre-eixos.
Ele pode transportar até 7 pessoas, com dois assentos extras que podem ser rebatidos para aumentar o espaço do porta-malas.
Alguns itens de série:
- Painel de instrumentos digital; conjunto de iluminação em led (faróis, lanternas e luzes de neblina); ar-condicionado de duas zonas; central multimídia de 7”; teto solar panorâmico; freio de estacionamento eletrônico; sistema de estacionamento automático; difusores de ar para a terceira fileira; alerta de colisão, alerta de manutenção de faixa e de ponto cego; bancos em couro com ajustes elétricos; e luz de solo nos retrovisores estilizada com o nome Tiggo.
ARRIZO 5 TEM PREÇO REVELADO
Apresentado recentemente, o sedã é produzido na fábrica de Jacareí (SP) e já está nas lojas nas cores branca e preta (sólidas) e prata e marrom (metálicas).
O preço foi revelado durante o Salão de São Paulo. A versão de entrada 1.5 turboflex RX custa R$ 65.990, enquanto que a 1.5 turboflex RXT sai por R$ 72.990.
O Arrizo 5 se destaca pelo tamanho. São 4,57 m de comprimento e 2,67 m de entre-eixos. O porta-malas tem capacidade de 430 litros.
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Renyere Trovão / Gazeta do Povo
O conjunto mecânico é o mesmo dos SUVs Tiggo 5x, Tiggo 7e Tiggo 8. O pacote de equipamentos é típico de modelos chineses.
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