É certo que quase todo carro faz um barulhinho ou outro quando dirigimos por aí. Alguns, inclusive, fazem um barulhão. Mas nem todo som que um veículo emite é normal e alguns podem indicar necessidade de manutenção.
Para evitar o desgaste de várias peças, gastos maiores e até acidentes, fique atento aos ruídos listados abaixo:
Assovio ao frear
O sistema de freios deve ser silencioso. Assim, se você ouve um assovio ao pisar no freio a causa mais provável é o desgaste excessivo das pastilhas, que são equipadas com alarmes sonoros para “gritar” quando devem ser trocadas.
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Se as pastilhas quase novas estiverem assoviando, elas podem ser de má qualidade e estar vitrificando. Neste caso, vale conferir o que está acontecendo e trocá-las se for necessário.
“Canto” dos pneus
Não é só por arrancadas intensas ou curvas em alta velocidade que os pneus cantam: se o carro estiver desalinhado, isso também pode ocorrer. Para resolver o problema, basta fazer o alinhamento.
Estalos ao fazer curvas
Estalos repetitivos que vêm das rodas e são ouvidos não apenas nas curvas, mas também ao manobrar o carro, significam deterioração da coifa de borracha.
Esta parte protege a junta homocinética, que é um dos componentes responsáveis pela transmissão da rotação das rodas para o motor. Para evitar acidentes, é recomendada a troca da peça.
Estalos do motor
Ruídos vindos do motor no momento da partida, quando o carro entra em movimento, ou da troca de marchas, podem ser provocados pelo desgaste do coxim do motor ou do câmbio, que precisam ser verificados imediatamente para que o motor ou o câmbio não sejam danificados.
Rangidos e batidas secas na suspensão
Sem uma análise detalhada de todo o sistema de suspensão do veículo é difícil determinar a causa desses rangidos e batidas secas. Por isso, se o seu veículo começar a emitir esses sons, é importante levá-lo ao mecânico e avaliar amortecedores, caixa de direção, pivôs, barras, bandejas e buchas.
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Ronco do rolamento
Ruído que lembra o de um ventilador, mas mais grave e abafado, é ouvido quando o carro está em movimento. A razão para isso é o desgaste dos rolamentos das rodas, o qual pode gerar problemas mais graves, como travamento ou avarias na ponta de eixo.
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