A Volvo já anunciou que até 2020 eliminará o risco de morte dos ocupantes que estiverem trafegando em qualquer modelo da marca. É um desafio e tanto e teremos de aguardar para saber se a empresa sueca será bem-sucedida.
Já a fabricante japonesa de peças automotivas de borracha e plástico Toyoda Gosei não fez tal promessa, mas apresenta uma solução que pode ajudar muito a diminuir e até evitar acidentes com vítimas fatais no trânsito.
A empresa exibe no Salão do Automóvel de Tóquio, que começa nesta sexta-feira (27) e vai até 5 de novembro, um conceito equipado com airbags externos para a proteção contra colisões.
LEIA MAIS: Nissan anuncia nova geração do March para o Brasil
Por enquanto a tecnologia tende a prevenir impactos menores, porém é possível que no futuro ela evolua para uma segurança total de carros e passageiros.
A Toyoda Gosei usou um carro ultracompacto, batizado de Flesby II, para mostrar seu projeto. A lataria foi coberta por uma borracha macia de última geração capaz de absorver o impacto de uma colisão e também amortecer o contato de um pedestre num atropelamento.
LEIA MAIS: Toyota revela carro pensado para cadeirantes
Segundo Takashi Ishikawa, diretor da companhia, os airbags são empregados por fora e por dentro carro. As bolsas envolvem da capota ao para-choques. A borracha empregada também consegue se mover com energia elétrica e, assim, mudar a forma do veículo.
O exótico material alternativo permite ainda exibir imagens e mensagens por meio de luzes de led, podendo se comunicar com pedestres e outros veículos.
O interior do Flesby II segue a excentricidade externa e mais parece a de naves espaciais que vemos nos filmes de ficção científica. Há espaço para apenas um passageiro. A proposta do conceito é imaginar como serão os subcompactos que estarão nas ruas por volta de 2030.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast