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Outros cuidados para rodar fora de estrada.
Farol
Assim como em estradas de asfalto, na terra o farol precisa estar sempre acesso e o motorista atento aos sinais dos outros condutores, principalmente nos trechos de mão única. Não trafegue na pista contrária e diminua a velocidade em curvas.
Malha viária
Estima-se que apenas 10% do total da malha viária brasileira seja asfaltada. Assim, é fundamental saber as dicas de condução para outros tipos de piso.
Ribeirão Preto - Não é preciso ter um veículo 4x4 para curtir uma aventura fora de estrada. Dá para arriscar um desafio na terra a bordo de um carro de passeio, desde que o trecho não seja tão radical e o praticante conheça bem as limitações do seu automóvel. Isso significa checar no manual do proprietário a altura livre do solo, a inclinação lateral máxima e os ângulos de ataque e saída. Traduzindo, nem tente encarar erosões, aclives ou declives com um veículo cuja altura livre seja inferior a 20 cm e ainda tenha uma distância do entre-eixos reduzida. Ao invés de diversão, terá apenas dor de cabeça. Atente também para o tipo de câmbio, de pneus, sistema de freios e histórico de manutenção .
Algumas variantes de modelos urbanos são mais adequadas para a prática em trilhas leves. Neste grupo estão Peugeot Escapade, Fiat Palio Weekend Adventure, Renault Sandero StepWay, Ford Ecosport, entre outros com apelo mais esportivo no visual e, em alguns casos, na parte mecânica.
Para ajudar o motorista a sair do asfalto com segurança, a reportagem do Automóveis, Motos & Cia fez um curso de condução off-road em veículos com tração 4x2, organizado pela Peugeot do Brasil. E resume agora ao leitor as dicas dadas pelo instrutor Clécio William da Silva.
Erosões
Ao deparar com erosões nos quais o carro poderá raspar o para-choque ou o assoalho, o ideal é posicionar as rodas nas partes mais altas para preservar o meio do carro que é o conjunto mais vulnerável, onde encontram-se o motor e o diferencial.
Inclinação lateral
Silva alerta para virar a direção sempre a favor da inclinação. "A maioria das pessoas ignora isso, e ainda tira a mão do volante. O carro pode tombar". Segundo o instrutor, o painel do veículo deve ser a referência do motorista. "Se o painel começar a inclinar para o lado esquerdo, o motorista deve virar toda a direção também para o lado esquerdo até conseguir acertar o carro".
Descida
Durante uma descida curta e mais radical a dica é descer com o pé na embreagem. "O condutor deve pisar no freio e ir aliviando o pé conforme for descendo". Em declives mais longos e escorregadios, procure colocar a roda nos sulcos laterais da pista (borda). Isso melhora a dirigibilidade, principalmente com freio ABS. Se não tiver este sistema, controle a pressão no pedal de freio para não deixar as rodas travarem, sob o risco de perder a direção do carro.
Subida
Já na subida, a aceleração mais forte tem que ser feita no pé do morro e conforme o veículo for subindo, o motorista vai desacelerando aos poucos para que as rodas tenham mais atrito. Se perder velocidade, dê pequenas aceleradas até vencer o morro. Caso o carro perca o embalo durante o trajeto, o recomendado é retornar para a parte plana e refazer a manobra. Subir de ré também facilita vencer o aclive mais acentuado, pois o peso maior fica em cima da tração (dianteira), dando maior atrito entre pneus e piso.
Perda de tração
Repetir a manobra também é viável ao perdr tração em uma das rodas. Como o diferencial joga a força para a roda que está sem atrito, o condutor precisa esterçar toda direção, sair em marcha à ré até sentir que a roda empenada voltou a ter apoio. Depois, basta reposicionar a frente e sair novamente, sem pressa.
Água
Evite travessias em trechos com muito água. Se não tiver outra saída, o ideal é procurar o local mais turvo, pois é mais raso. Depois que entrar, o condutor deve manter uma marcha só e passar devagar para não levantar água. O nível da água não pode passar da metade das rodas.
Areia
Em areia mais fofa e em abundância, evite trocas de marchas desnecessárias e transite em velocidades mais altas de forma constante. "Em caso de atolamento, tente dar partida com o veículo engrenado e a direção esterçada", diz o instrutor. "Caso seja necessário desatolar, deve-se puxá-lo na posição diagonal."
Atoleiro
Entre devagar e quando o carro estiver quase passando, acelere. Ao perceber um início de atolamento, movimente rapidamente a direção. Se começar a patinar, pare de acelerar. Isso só cavará mais as rodas (válido também para a areia).
O jornalista viajou a convite da Peugeot.
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