![Carro elétrico chinês usa turbina de avião para rodar até 2 mil km sem reabastecer | /](https://media.gazetadopovo.com.br/2016/03/f4034888f294e7268e423cd6844cd475-gpLarge.jpg)
O Salão de Genebra é conhecido como a feira dos carros conceitos e inusitados. A edição deste ano, que abriu as portas nesta terça-feira (1.º) e vai até o dia 13, não foge à tradição. E um deles já se candidata a uma das estrelas da mostra. A pequena empresa chinesa TechRules, com sede em Pequim, exibe pela primeira vez ao público o protótipo AT96 TREV, capaz de deixar qualquer marca de superesportivos com inveja. Ele chama a atenção por reunir tecnologia de aviação com a motorização elétrica.
Uma microturbina, inspirada nas turbidas das aeronaves, é utilizada para recarregar as baterias, que por sua vez geram energia elétrica para impulsionar os motores. São mais de 1.030 cavalos de potência, 350 km/h de velocidade máxima e uma aceleração de zero a 100 km/h em apenas 2,5 segundos, segundo testes feitos no autódromo de Silverstone, na Inglaterra, no mês passado.
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Com exceção do consumo de combustível - de 555 km/l, divulgado pela marca -, o desempenho do At96 é o mesmo do Bugatti Chiron, sucessor do icônico Veyron e que também faz sua estreia em Genebra. Não bastasse tal performance, a TechRules ainda informa que o conceito tem uma autonomia de 2 mil quilômetros sem precisar reabastecer - algo inimaginável nos carros elétricos que rodam atualmente e mal conseguem atingir 10% disso.
Ou seja, a longa distância alcançada com uma única carga só é possível pela atuação da turbina. Por isso, a tecnologia ganhou o nome de TREV (Turbine Recharging Electric Vehicle, ou Turbina de Carregamento do Veículo Elétrico, numa tradução livre).
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Dois protótipos do modelo se destacam no estande da companhia chinesa. No modelo mais esportivo, a microturbina funciona com combustível de aviação. Já outra utiliza gás natural ou biogás. Caso o tanque de 80 litros não fosse abastecido com querosene de aviação, a autonomia do conceito seria próximo a 150 km.
O carro é equipado com seis motores, sendo um em cada roda dianteira e dois em cada traseira. O peso é de apenas 1.380 kg, graças à carroceria de fibra de carbono.
A TechRules estuda produzir o superesportivo nos próximos anos, mas também aplicará a tecnologia desenvolvida em modelos compactos urbanos com preços mais acessíveis.
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