Quem pensava que carros de polícia esportivos só circulavam pelas ruas de Dubai, engana-se. No Brasil também é possível ser abordado por um modelo que pode ser o sonho de consumo de muitos motoristas.
Em Balneário Camboriú (SC), cidade do litoral norte famosa pela quantidade de carrões que desfilam pela beira-mar, uma viatura chama a atenção dos visitantes.
>> Os carros de polícia que todos gostariam de dar uma voltinha
Um Chevrolet Camaro todo personalizado com as cores e adesivos da polícia catarinense, com direito até a giroflex.
Mas, curiosamente, não faz parte da frota que realiza o patrulhamento diário. No dia 30 de novembro ele começou a ser utilizado para ações de marketing da polícia militar em Camboriú, participando de provas esportivas e operações educativas escolares.
>> PRF apreende Mustang comprado mais barato nos EUA e que chegou rodando ao Brasil
O cupê virou viatura depois que foi apreendido em 2013 numa operação feita pelo 12.º Batalhão de Polícia Militar de Santa Catarina. É exemplar 2012 e originalmente com a carroceria amarela, cor que virou tema de música e era um hit sertanejo à época.
O Camaro foi apreendido durante uma ronda policial, encontrado abandonado e com as portas abertas, segundo informa o site Jornal do Carro.
>> CNH gratuita fica mais perto de virar lei nacional
Ao checar os dados do veículo, verificou-se que as características do muscle car não batiam com os números das placas e chassis registrados pelo Detran.
O chassis da placa legítima pertencia a um carro roubado em Porto Alegre. Já o licenciamento tinha origem no Paraná, enquanto placa e lacre eram de Santa Catarina.
>> Avisar de blitz policial nas redes sociais pode virar crime
Drogas, celulares e documentos falsos
Segundo relata o Jornal do Carro, a PM foi em busca do suposto dono. Questionado sobre os dados desencontrados, ele negou a propriedade do esportivo, mas repassou informações que possibilitaram à investigação chegar ao verdadeiro proprietário.
O outro suspeito estava num apartamento, onde a PM encontrou drogas, equipamentos eletrônicos, extratos de movimentação bancária de outras pessoas documentos falsos e telefones celulares, além de R$ 1 milhão em dinheiro.
Quando saíam do apê, os policiais abordaram um casal que chegava ao local. Com eles, foram apreendidos dois carros da Hyundai estacionados na garagem - um hatch i30, com placa falsa e que havia sido roubado, e um sedã Sonata - e duas motocicletas.
>> Vantajoso? Diferença de 70% nos preços entre gasolina ou etanol já não vale mais
As investigações revelaram que o Camaro fora comprado numa loja de usados, com pagamento em dinheiro. Mas a transferência de propriedade ficou em aberto, e assim foi possível apurar o verdadeiro dono.
Todos os envolvidos na história, inclusive o primeiro suspeito interrogado, participavam de uma quadrilha e acabaram presos.
Diante da situação irregular do veículo, a PM catarinense requisitou à justiça o “perdimento de propriedade”, para tomar posse do Camaro, que ficou apreendido no batalhão até sair a condenação dos réus.
A sentença judicial decidiu então que o Camaro ficasse com a PM e, após a documentação ser regularizada, o cupê acabou incorporado à frota policial de Camboriú em fevereiro deste ano.
O modelo é equipado com motor 6.2 V8, de 406 cv e 56,7 kgfm de torque, associado a um câmbio automático de seis marchas. O visual é o da geração que desembarcou no Brasil em 2010. De lá para cá, o modelo passou atualizações, sendo que a mais recente estreará no mercado nacional entre fevereiro e março.
Além do Camaro, a frota da PM de Camboriú tem um jipe Willys da década de 1970 e um Volkswagen Fusca.
>> Melhores e piores marcas de carro nas avaliações do Reclame Aqui
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião