Com os reajustes nos preços da gasolina, diesel e gás natural veicular (GNV) que já começaram a ser praticados na última semana sempre é muito bem-vinda qualquer dica para se reduzir o consumo de um veículo. E a boa notícia é que existem formas de baixar a despesa com combustível, sem a necessidade da pessoa ter que voltar a usar o velho conhecido transporte coletivo.
Ao volante, explica Wilson Bill, proprietário da Auto Mecânica Bill, a regra básica é dirigir sempre de modo suave. "Evite grandes arrancadas, aceleradas ou freadas, que elevam o consumo de combustível. Preveja quando terá que parar para não acelerar demasiadamente e não mudar de marcha sem necessidade", ressalta. Ele salienta ainda que o motorista não deve esticar as marchas. "Mantenha o motor sempre em baixa rotação. Mude as marchas no tempo certo", salienta.
Para saber as velocidades ideais para mudar de marcha, consulte o manual de seu carro. Verifique qual a velocidade máxima que se pode atingir em cada marcha e a divida por dois. Quando atingir este nível, estará na hora de passar para outra marcha. Exemplo: se o seu manual diz que a velocidade máxima em segunda é 70 km/h, ao atingir 35 km/h mude de primeira para segunda e vice e versa.
Francisco Henrique Arendt, proprietário da Auto Mecânica Heinz, orienta ainda aos donos de veículos que não tentem economizar combustível descendo uma ladeira em ponto morto ou com a chave desligada. "Além da economia ser insignificante, a direção pode travar e a pessoa pode não conseguir mais direcionar o carro", alerta. Ele esclarece ainda que não se deve tentar religar um carro em intervalos muito curtos. Se o carro não pegar em uma tentativa de no máximo 10 segundos, o motorista precisa esperar pelo menos 20 segundos antes de tentar novamente.
Dicas
* Respeite a capacidade de carga máxima de seu veículo. Quanto maior a carga, maior o consumo e o desgaste geral.
* Nas estradas, mantenha uma velocidade média entre 80 a 110 km/h. Velocidades variando ou muito altas consomem mais combustível.
* Ao encher o tanque marque quantos litros você colocou e zere o hodômetro. Depois divida a quantidade de quilômetros percorridos por litros e veja quantos quilômetros seu carro está fazendo por litro. Consulte o manual do proprietário e faça uma comparação. Se seu carro estiver gastando muito, mande regular.
* Esquente o motor em movimento, não o deixe parado e ligado por muito tempo. Isto só gasta combustível. Se seu carro tiver afogador manual, em dias frios, puxe-o antes de ligar. Ao pegar coloque o carro em movimento e vá desafogando-o gradualmente à medida que o motor vai esquentando.
* Ter muitos acessórios eletrônicos no carro contribui para um maior consumo de energia do motor e aumento dos gastos com combustível.
* Nunca encha o tanque até a boca. O nível correto do tanque é quando o combustível atinge o bico da bomba. Isso pode ser percebido quando o gatilho da mangueira da bomba desarma automaticamente.
* Ao subir uma ladeira muito íngreme não se deve manter o veículo em uma velocidade alta por muito tempo. A recomendação é que o motorista procure antes de iniciar a subida, atingir uma velocidade suficiente para subi-la e mantenha velocidade constante.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast