O A5 avaliado pela reportagem trazia o Audi Drive Select, sistema opcional agregado à suspensão independente que adapta a direção e os amortecedores ao tipo de condução: automática, Comfort (mais macia e elevada) e Dynamic (rebaixada e mais firme, com marchas mais esticadas). Esta última exige maior atenção do motorista, pois o cupê se transforma numa máquina de corrida. Com o giro lá no alto, as acelerações tornam-se vigorosas e as retomadas colam o condutor no banco esportivo.
Na estrada foi possível observar a ótima sincronia do câmbio automático de oito velocidades. As respostas ao pedal do acelerador são quase imediatas e não há demora nas trocas entre uma marcha e outra.
Quando solicitados, os quatro freios a disco de 16 polegadas e os inúmeros sistemas de ajuda dinâmica (controle de tração e estabilidade, entre outros) mantiveram o carro sempre preso ao chão. Para as pequenas manobras, os alarmes localizados nos para-choques são bastante úteis para evitar esbarrões indesejados. Como bônus, o freio de mão com acionamento eletrônico torna mais prática a operação desse Audi na cidade. Em pavimentos esburacados de algumas ruas, a suspensão mais enrijecida se revela. Mesmo no modo "Comfort", ela não assimila bem as irregularidades e a "batida" interna incomoda um pouco.
O A5 arranca de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e só não passa dos 250 km/h por limitação eletrônica. E, apesar de todo esse desempenho, não se mostrou um carro beberrão para o seu porte: fez 7,5 km/l no misto entre cidade e estrada.
Alcolumbre no comando do Senado deve impor fatura mais alta para apoiar pautas de Lula
Zambelli tem mandato cassado e Bolsonaro afirma que ele é o alvo; assista ao Sem Rodeios
Entenda o que acontece com o mandato de Carla Zambelli após cassação no TRE
Sob Lula, número de moradores de rua que ganham mais de meio salário mínimo dispara
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião