O ano de 2019 promete ser bastante movimentado no mercado automotivo, com lançamentos para praticamente todos os segmentos. Os SUVs compactos continuarão em alta, acompanhados de novidades importantes entre os hatches compactos.
O ano que chega também marcará a entrada de vez do mercado nacional no mundo dos carros elétricos, com modelos de sucesso lá fora que desembarcam ainda no primeiro semestre.
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Listamos as novidades mais importantes do setor, em ordem de previsão de lançamento. Confira:
CAOA CHERY TIGGO 7
Depois do Tiggo 5X, lançado em dezembro, a parceria Caoa Chery coloca mais um concorrente para tentar atrair o consumidor que busca um utilitário com maior porte.
O Tiggo 7 é um SUV médio que mede 4,50 de comprimento e 2,67 m de entre-eixos - maior que o Compass (4,41 m x 2,63 m). O porta-malas leva 414 l de bagagem.
O utilitário recebeu cinco estrelas nos testes do C-NCAP, versão chinesa do Euro NCAP e Latin NCAP, que avalia o nível de segurança dos carros.
O modelo usará o motor 1.5 turboflex, de 147/ 150 cv e 21,4 kgfm, gerenciado por um câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas.
JAC T80
A marcha chinesa já abriu a pré-venda do T80, um suvão de 7 lugares para brigar no segmento de luxo, com preço pra lá de competitivo: R$ 139.990 - na China ele recebe o nome de S7.
As primeiras entregas começam em fevereiro de 2019, quando ocorrerá o lançamento oficial do carro. Será o exemplar da JAC mais equipado e caro à venda no Brasil.
Virá equipado com motor 2.0 turbo, de 210 cv e 30,6 kgfm de torque, associado a um câmbio automatizado com dupla embreagem e 6 velocidades.
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TOYOTA YARIS X-WAY
Sucesso de vendas em vários mercados, o Toyota Yaris estreou no Brasil em 2018. E como manda o figurino por aqui, ele entra para a turma dos carros com apelo ‘aventureiro urbano’.
O modelo virá com alguns apliques que o deixam ‘mais descolado’, segundo a marca, como rodas pintadas em preto, rack de teto e detalhes de plástico no para-choque e para-lamas.
O X-Way tem retrovisores de rebatimento elétrico, bancos em couro, computador de bordo com tela de 4,2 polegadas, multimídia com sistema de navegação e espelhamento do celular, câmera de ré e acesso e partida por botão. Seu motor é já o conhecido 1.5, de 110 cv, com câmbio CVT.
TOYOTA HILUX GR-S
A Toyota já abriu a pré-venda do Hilux GR Sport, versão com apelo esportivo que marca a entrada da Gazoo Racing no Brasil. A novidade custa R$ 206.990, R$ 10 mil a mais que a atual topo de linha SRX
A picape tem visual bastante chamativo e sua produção está restrita a 420 unidades. Mecanicamente houve apenas uma ajuste na suspensão para deixar o comportamento do veículo mais dinâmico, especialmente para o uso off road em alta velocidade.
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O motor é o mesmo 2.8 turbodiesel, de 177 cv e 45,9 kgfm, combinado ao câmbio automático de 6 marchas e tração 4x4 reduzida, presente em outras versões.
CHEVROLET CAMARO
Atração do Salão de São Paulo 2018, o novo Camaro ganhou uma atualização visual, com faróis em led, para-choque redesenhado e lanternas com linhas mais arredondadas.
Outra novidade é o câmbio automático de dez velocidades, o mesmo do rival Ford Mustang. O esportivo continua com o mesmo motor 6.2 V8, de 461 cv e 62,9 kgfm de torque. Ele alcança os 100 km/h em apenas 4,2 segundos.
Os preços não foram divulgados, mas devem ser um pouco superior aos da linha 2018: R$ 315 mil (cupê) e R$ 350 mil (conversível).
VOLKSWAGEN T-CROSS
Um dos candidatos a lançamento do ano mercado brasileiro. O T-Cross será feito em São José dos Pinhais (PR) e virá equipado apenas com motorização turbo: 1.0 TSI, de 128 cv (o mesmo do Polo), e 1.4 TSI, de 150 cv (do Golf).
O objetivo da montadora é brigar pela dianteira do segmento de SUVs compacto, com Honda HR-V, Hyundai Creta, Nissan Kicks e Jeep Renegade. O ponto alto é a traseira inédita, com lanternas conectadas por uma longa barra luminosa com a função de luz de freio.
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Os preços ainda não foram revelados, mas a estimativa gira entre R$ 80 mil e R$ 110 mil, para ficar dentro da faixa do segmento.
NISSAN LEAF
O elétrico mais vendido no mundo já está no período de pré-venda, mas as primeiras entregas só acontecem em meados de 2019. O preço praticado agora é de R$ 178,4 mil.
O Leaf está na segunda geração, lançada em setembro de 2017, e vem com um motor elétrico de 110 kW (equivalente a 150 cv) e de 32,6 kgfm de torque. Ele é alimentado por baterias que garantem até 320 quilômetros de autonomia.
O modelo volta ao mercado nacional após uma passagem 'de divulgação’ da primeira geração. Algumas unidades do Leaf foram usadas no Rio de Janeiro e São Paulo como táxis e carros de polícia, cedidas para testes pela montadora.
CHEVROLET BOLT
Outro do trio de elétricos que agitaram o Salão de São Paulo 2018 - o terceiro é o Renault Zoe, que já está disponível nas lojas. O Bolt chamado de primeiro elétrico ‘popular da Chevrolet’, ao ser lançado nos EUA em 2016.
A marca divulgou o preço de R$ 175 mil, referente ao valor será da configuração de entrada, já que terá ainda outra versão mais cara no Brasil (preço não divulgado).
O modelo tem a maior autonomia entre os exemplares do segmento: 380 km. O propulsor 100% elétrico desenvolve 202 cv e 36,7 kgfm, indo de zero a 100 km/h em menos de 7 segundos.
MERCEDES-BENZ CLASSE A SEDAN
A inédita carroceria sedã do Classe A deve desembarcar nas lojas no segundo trimestre, importado do México. A Mercedes-Benz tem a intenção de nacionalizá-lo na fábrica de Iracemápolis (SP), uma fez que compartilha a mesma plataforma do GLA e CLA, já produzidos no Brasil.
A marca alemã garante que o A Sedan não substituirá o CLA, cupê de 4 portas de entrada da Mercedes. Na Europa, a novidade usa o motor 1.3 turbo, com 136 cv e 163 cv, além do 2.0, de 190 cv e 224 cv.
No Salão de São Paulo 2018, a novidade foi exposta na versão A 200 Style, com o motorização de 190 cv e associada ao câmbio automático de 7 marchas.
CHEVROLET ONIX E PRISMA
A dupla de compactos responsáveis pelo sucesso da Chevrolet no mercado brasileiro mudará de geração em 2019, adiantando a previsão de que só chegariam em 2020.
Visto de frente, Onix e Prisma trarão inspirações do reestilizado Cruze, que roda nos EUA e estreia por aqui também no próximo ano. Já na traseira, o sedã buscou elementos do Malibu vendido no mercado norte-americano.
A linha usaria o novo motor 1.0 turboflex, de três cilindros e perto de 120 cv, que equiparia as inéditas versões mais completas Premier. Haveria ainda o novo 1.0 aspirado tricilíndrico, com cerca de 90 cv, além de um inédito 1.2 ou 1.3 aspirado, perto de 105 cv.
TOYOTA COROLLA
A 12.ª geração do Corolla foge do estilo tradicional da marca e exibe linhas bem radicais, com vincos marcantes na frente, dando a clara intenção de atrair também um público mais jovem.
A entrada de ar toma quase toda a frente do carro e os faróis possuem recortes bem acentuados. A extremidade que invade a lateral é maior, acompanhada da luz diurna em led em formato de ‘C’.
Na traseira, as lanternas ganharam um novo desenho e um rearranjo dos elementos internos, que são ligadas por uma barra cromada. Feito sobre a plataforma TNGA, a mesma do Prius, terá tecnologia híbrida e flexível.
VW POLO E VIRTUS GTS
A dupla sensação do mercado brasileiro reeditará a clássica sigla GTS, assinatura da Volkswagen para os seus modelos apimentados que mexeram com imaginário de muitos amantes da velocidade nas décadas de 1980 e 90 - casos de Gol GTS e Passat GTS.
O Polo e Virtus GTS virão equipados com motor 1.4 TSI (turbo), de 150 cv e 25,5 kgfm, emprestado do Golf, associado à transmissão automática de seis marchas.
Os conceitos expostos no Salão de São Paulo 2018 traziam ajustes na suspensão, chassi e direção para tornar o comportamento da versão mais esportivo.
No visual, elementos da versão R-Line europeia, como para-choque com uma grande porção na cor preta, faróis em led estilo europeu, saída dupla de escape, saia lateral, aerofólio, grade frontal com friso vermelho e volante do Golf GTI.
BMW SERIE 3
A sétima geração do sedã foi o destaque da BMW no Salão de São Paulo. A marca aproveitou para anunciar um investimento de R$ 125 milhões para a produção da novidade na fábrica de Araquari (SC) - o valor engloba ainda a nacionalização do SUV-cupê médio X4.
Num primeiro momento, o três-volumes deverá chegar importado até que a adequação da planta brasileira fique pronta. O Serie 3 está maior e com um visual mais sisudo, herdado do irmão maior Serie 7.
A grade ficou mais larga e os luz diurna em led recebeu uma novo desenho, bem como o recorte dos faróis duplos e das lanternas, ambos em led. O motor não deve mudar: 2.0 turboflex nas versões 320i (184 cv) e 438i (256 cv).
CHEVROLET CRUZE
Se nos EUA a General Motors já anunciou que deixará de produzir o Cruze em breve, por aqui o carro ainda segue vivo com a confirmação de que a renovação estreará neste ano, ainda sem data definida.
O modelo seguirá o que já se vê do novo Cruze lançado no mercado norte-americano, nas versões hatch e sedã, com para-choque redesenhado e uma grade frontal mais larga. Os faróis virão com luz diurna em led contornando o projetor.
Uma das novidades é a adoção da tecnologia wi-fi 4G para uso em smartphones, computadores e videogames. O sistema também servirá para enviar dados de diagnóstico remoto a concessionária, antecipando um serviço de manutenção que poderá ser feito.
O motor continuará sendo o 1.4 turboflex, de 153 cv e 24,5 kgfm de torque, associado ao câmbio automático de seis marchas.
HYUNDAI HB20
As linhas do protótipo Saga EV (foto), exibido no Salão de São Paulo, deu pistas de como será a mudança visual do HB20. A frente ganhará novos faróis, uma ampla grade e para-choque mais saliente.
A atualização do hatch se faz necessária uma vez que já começa a ser superado pelo Ford nas vendas mensais e corre o risco de perder para o rival o segundo posto de carro mais emplacado no país. É possível que recebe uma versão 1.0 turbo e um 1.6, de três cilindros.
É o fôlego que a Hyundai busca para hatch, que já tem seis anos de mercado, até a chegada da nova geração daqui dois a três anos.
RENAULT SANDERO
A Renault prepara uma nova mudança na segunda geração da linha Sandero e Logan, quatro anos após a reestilização que deixou os modelos com um visual mais moderno.
E a atualização mais significativa contempla o hatch, que ganhará lanternas em formato inédito, bem diferente do atual quadrado. Os faróis terão luz diurna em led e o interior será mais refinado, com nova multimídia oferecendo conexão Android Auto e Apple CarPlay.
Os motores serão os mesmo 1.0 SCe, de 82 cv e 10,5 kgfm, e 1.6, de 118 cv e 16,0 kgfm. O câmbio manual permanece sendo de 5 velocidades, porém a novidade será a adoção da transmissão automática CVT.
MERCEDES-BENZ CLASSE X
A picape média da marca de luxo começará ser produzida na Argentina neste ano, de onde será importada para o Brasil. O modelo utilizará a mesma base da Nissan Frontier e da Renault Alaskan (está ainda não tem data, nem ano para estrear no Brasil).
A Classe X chegará com três opções a diesel. A de entrada usará o mesmo motor 2.3 da Frontier, porém com apenas uma turbina e 163 cv.
A biturbo estará na versão intermediária, com 190 cv, enquanto a topo de linha será impulsionada por um V6, de 258 cv, para peitar a configuração V6 da Volkswagen Amarok, hoje a picape média mais potente do mercado.
Os preços do modelo da Mercedes-Benz devem girar entre R$ 160 mil e R$ 210 mil.
AUDI E-TRON
O utilitário esportivo será vendido no Brasil importado da Bélgica. O carro utiliza dois motores elétricos, um em cada eixo, para garantir a tração e integral e força suficiente para obter um desempenho esportivo, digno da marca alemã.
São 357 cv e 57,20 kgfm de torque, mas é possível acionar o modo boost que entrega 60 segundos de arranque extra, dando um salto para 402 cv e 67,70 kgfm no torque. O câmbio automático tem uma única marcha.
O Audi e-tron se destaca ainda por ser o primeiro carro de série fabricado na Europa sem espelhos retrovisores externos. No lugar, câmeras de alta definição que projetam a imagem lateral em telas fixadas nas portas.
VOLKSWAGEN GOLF GTE E E-GOLF
O hatch médio estreará duas versões com motorização elétrica: o GTE (híbrida plug-in) e o e-Golf (100% elétrica).
O primeiro é equipado com um motor 1.4 turbo de injeção direta combinado a um elétrico, que rende 204 cv no total. A aceleração de zero a 100 km/h é feita em 7,6 segundos, próxima ao do esportivo GTI (7,2 s).
O outro carrega um motor de 100 kW, equivalente a 135 cv, e torque de 29,6 kgfm. Vai de zero a 100 km/h em 9,6 s e atinge 150 km/h de velocidade máxima.
AUDI Q3
A segunda geração do Audi Q3 segue a nova identidade visual da marca e é inspirado em modelos como o Q5. A grade frontal ganhou nova disposição das barras e houve um atualização nas linhas dos para-choque e dos faróis.
A frente possui duas largas entradas de ar laterais do para-choque que são unidas por uma linha cromada. Os faróis com projetores receberam novo formato.
O modelo está maior, com o entre-eixos subindo para 2,68 m. Esse aumento resultou num porta-malas maior, com capacidade para 530 litros, 174 l mais do que antes.
Na Europa, ele ganhou um novo e mais potente motor a gasolina: o 2.0 TFSI, de 230 cv. No Brasil, ele conta atualmente com o 1.4 TFSI flex, de 150 cv, e o 2.0 TFSI, de 180 cv.
CITROËN C5 AIRCROSS
A Citroën irá importar o C5 Aircross, destaque da marca no Salão de Paris 2018. O modelo usa a plataforma EMP2, a mesma do 3008, e vem equipado com o motor 1.6 THP (turbo) a gasolina, de 167 cv, gerenciado pelo câmbio automático de 6 marchas.
O SUV oferece alguns recursos que valorizam o conforto aos ocupantes, como a tecnologia Progressive Hydraulic Cushions, que reconhece as imperfeições do piso e ajusta automaticamente a suspensão para evitar que as trepidações sejam transferidas para a cabine.
No Brasil, o modelo ficará posicionado acima C4 Cactus para encarar o próprio 3008, além de Jeep Compass, Chevrolet Equinox e Volkswagen Tiguan.
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