Quem é fã de automóveis e tem ou já teve filhos pequenos certamente ouviu falar da dupla Relâmpago McQueen e Tom Mate. O primeiro é um veículo de competição ao melhor estilo americano e o outro uma picape guincho bastante surrada.
Eles são os protagonistas do filme de animação Carros (ou Cars, em inglês), que estreou no cinema em 2006 e de lá para cá arrematou milhares de fãs por todo o planeta - teve uma sequência em 2011.
Basta visitar qualquer loja ou seção de brinquedo para se deparar com uma infinidade de produtos temáticos ao filme. Pois, a febre dos veículos humanizados na telona pela Pixar voltará a pulsar mais forte em breve. O terceiro episódio da franquia chegará aos cinemas brasileiros a partir de 13 de julho 2017 - um mês antes estreia nos Estados Unidos.
E até lá não faltarão ações de todos os tipos para promover a saga, que arrecadou mais de US$ 1 bilhão em bilheterias ao redor do mundo. O pontapé foi dado nesta semana com a divulgação do primeiro trailer de Carros 3.
Claro, a dose de emoção só poderia ser generosa. No vídeo, McQueen, dublado novamente por Owen Wilson, aparece competindo contra uma nova geração de corredores. Em meia a eles, surge um carro preto e azul, com a sigla IGNTR na traseira. Ele parece seguir rumo à liderança do pelotão.
Dessa vez a história terá um tom mais sombrio do que as anteriores. A direção será de Brian Fee, que trabalhou no storyboard de ‘Carros’ e ‘Carros 2’ e também no de Ratatouille e Wall-E.
Quem estará de volta é Doc Hudson, personagem inspirado no carro Hudson Hornet, da década de 1950, modelo que fez sucesso como referência de luxo e conforto.
Outros modelos de rua também ganharam vida na animação, como Porsche 911 Carrera, ano 2002, (a Sally Carrera, a mocinha do filme); Plymouth Superbird 1970 (o Rei, um respeitado veterano carro de corrida) e Kombi VW 1960 (Fillmore, o hippie da cidadezinha de Radiator Springs).
Curiosamente, o protagonista Relâmpago McQueen não foi personificado num modelo real. O design do exemplar é criação da própria Pixar.
A Copa Pistão, que é uma representação dos campeonatos da Nascar, é novamente o pano de fundo para o protagonista - assim como no filme que deu origem à franquia.
Doc Hudson e Hudson Hornet 1950
Sally Carrera e Porsche 911 Carrera 2002
Rei e Plymouth Superbird 1970
Fillmore e Kombi VW 1960
Astros da tela
Para quem gosta de automóveis, nada como vê-los fazendo parte da história de filmes ou seriados. Quem não se lembra do Ford V8 conduzido pelo casal de assaltantes Bonnie e Clyde; dos Aston Martins e BMWs, verdadeiras armas sobre rodas nas mãos de James Bond; do carro-conceito Lincoln Futura, adaptado para o Batmóvel; do futurístico De Lorean, que avança e retrocede no tempo na trilogia De Volta para o Futuro; e do imponente Simca Chambord, que cruzou as estradas do país na série brasileira O Vigilante Rodoviário.
Todos esses modelos contribuíram para o sucesso das obras, às vezes até ocupando papéis principais, como o simpático fusca Herbie, de número 53, o mais fiel representante automotivo na sétima arte.
A sinopse
A terceira parte da franquia - feita em computação gráfica - vai mostrar Relâmpago McQueen descobrindo que é considerado um dos carros mais velhos de sua geração WGP2. Após uma derrota para o novo astro do esporte, Jackson Storm, ele precisará de ajuda para lidar com as novas tecnologias. Surge então a elegante treinadora Cruz Ramirez, um carro amarelo de origem hispânica.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast