Eles ainda são raros de se ver pelas ruas. Alguns sequer passam a casa da três dígitos em volume de vendas anuais. Mas de uns tempos para cá estão aumentando o número de unidades emplacadas. São os carros de alto luxo, voltados para endinheirados que podem desembolsar mais de R$ 300 mil pelo veículo.
De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva), as filiadas registraram crescimento de 34,28% no ano passado comparado a 2008. Ao todo, foram comercializadas 40.920 unidades contra 30.473, referentes a modelos de marcas como BMW, Porsche, Jaguar e Maserati. Na conta não estão fabricantes como Mercedes-Benz, Ferrari, Lamborghini e Rolls-Royce, que não integram a associação.
De acordo com o presidente da Abeiva, Jörg Henning Dornbusch, o resultado reflete a tendência de crescimento do mercado brasileiro, seja pelo aumento do poder aquisitivo da população, do crédito, das taxas de juros menores, da queda do dólar em relação ao real e do aumento do portfólio de produtos.
Em 2009, o modelo acima de R$ 300 mil mais vendido entre as empresas ligadas à Abeiva foi o BMW X6, com 400 unidades. O carro custa a partir de R$ 325 mil. O Porsche 911 é o segundo mais procurado, com 108 unidades comercializadas. O carro sai por R$ 495 mil, mas pode chegar a R$ 745 mil, de acordo com a versão e o acabamento do modelo.
Do grupo fora da Abeiva, destaque para a Mercedes-Benz que emplacou perto de 80 unidades do Classe C 63, que custa R$ 344 mil, e da versão CLS, com os modelos 350 e 500, cujo valor inicial é de R$ 319 mil. Vale ressaltar que as importadoras sofrem com a alíquota de 35% sobre o preço do produto, com a cobranças de IPI, PIS/Cofins, seguro de transportação e frete taxas repassadas ao consumidor.
Confira abaixo a lista dos mais vendidos no Brasil das marcas associadas à Abeiva. Com exceção do esportivo Pagani Zonda F, comprado pela bagatela de R$ 4 milhões no ano retrasado. Seu dono, porém, nem chegou a retirá-lo da loja e agora está pedindo R$ 4,25 milhões pelo carro.
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1º BMW X6 (foto 1)- Lançado no início de 2008, o utilitário cupê, como batizou a marca bávara é equipado com motor V6 biturbo de 3,0 litros. Desenvolve 306 cv de potência, chegando a 240 km/h. Vendas: 400 unidades. Preço: a partir de R$ 325 mil.
2º Porsche 911 (foto 2)- Conta com oito versões no país. A Carrera S, mais "em conta", tem motores de 3,6 e 3,8 litros, de 345 e 385 cv, respectivamente. O motor menor é capaz de levar o carro a 289 k/h. Vendas: 108 unidades. Preço: a partir de R$ 495 mil.
3º BMW Série 7 (inclui 750i e 760 Li) (foto 3) - O sedã 750i carrega um motor V8 de 4,4 litros biturbo, que produz 407 cv. Com isso, ele acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5 segundos, mesmo tendo cerca de 2 toneladas de peso. A velocidade máxima é de 250 km/h. Vendas: 31 unidades. Preço: R$ 545 mil.
4º Maserati GranTurismo (foto 4)- O superesportivo italiano alcança 285 km/h, graças ao bloco V8 de 4,4 litros de origem Ferrari, com 405 cv. Com tração traseira, assim como o Quattroporte, Porsche 911 e o Panamera, ele vai de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos. Vendas: 8 unidades. Preço: a partir de R$ 760 mil.
5º Porsche Panamera (foto 5) - O primeiro cupê de quatro portas da montadora alemã fabricado em série oferece propulsor V8 de 4,8 litros, que entrega 400 cv e acelera de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos. A velocidade máxima chega a 285 km/h. Vendas: 6 unidades. Preço: a partir de R$ 549 mil.
6º Maserati Quattroporte (foto 6)- O sedã é desenvolvido em parceria com a Ferrari. Vem equipado com um motor V8 de 4,2 litros de 406 cv, que leva o carro a 275 km/h. O Quattroporte é o primeiro Maserati a ser projetado pelo famoso estúdio Pininfarina em 50 anos. Vendas: 6 unidades. Preço: a partir de R$ 860 mil.
7º Jaguar XKR (foto 7)- O modelo é o mais rápido produzido pela Jaguar em todos os tempos. O cupê traz motor V8 de 5,0 litros, capaz de render 510 cv. Faz de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos, com velocidade máxima limitada em 250 km/h. Vendas: 4 unidades. Preço: a partir de R$ 489 mil.
Pagani Zonda F (foto 8) - O exclusivo esportivo italiano é impulsionado por um propulsor V12 de 7,2 litros, com 659 cv, fornecido pela AMG, divisão de preparação da Mercedes-Benz. Chega a 345 km/h e vai da inércia a 100 km/h em 3,5 segundos. Preço: R$ 4 milhões.
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