A desvalorização do carro não é um dos principais fatores que pesam na hora de levar um zero km para casa. Mesmo assim, sair com o veículo da loja e saber que deixará lá uma boa parte do dinheiro investido, sem retorno, às vezes costuma afastar o consumidor do modelo desejado.
A depreciação passa a ser relevante para quem troca de veículos em intervalos menores - a média no mercado brasileiro é a cada três anos. Dependendo do carro, a desvalorização pode ultrapassar a 20% nos 12 primeiros meses de uso.
E algumas marcas apresentam uma perda de valor em seu catálogo mais acentuada do que outras. Entre as principais causas estão a imagem junto ao consumidor, a estrutura da rede de concessionários, o cuidado no pós-venda, o volume disponível no segmento de usados e a liquidez e aceitação do modelo no mercado.
>> CNH em baixa: custo, crise e nova mobilidade tiram interesse de jovens em dirigir
>> Governo oficializa mais pontos para perda da CNH e novo prazo de renovação
>> Erros que você comete ao volante e talvez nem saiba
Essa percepção fica mais clara à medida que o preço de tabela do carro vai subindo, afinal quanto mais cara a etiqueta, maior é a perda no bolso com a desvalorização.
A KBB Brasil, plataforma especializada em precificação de automóveis novos e usados, fez um recorte com modelos entre R$ 70 mil e R$ 90 mil. E o levantamento aponta que as marcas francesas Peugeot, Citroën e Renault ocupam 90% do ranking dos carros que mais perderam valor após o primeiro ano de uso.
Na outra ponta da tabela, os veículos japoneses da Suzuki e da Honda dominam a lista das menores desvalorizações. A Volkswagen também aparece bem conceituada neste quesito e a Peugeot conseguiu colocar um modelo que é bem cotado na hora da revenda. Confira:
MAIORES DEPRECIAÇÕES
Modelo/versão | 2018 0 km | 2018 Usado | Depreciação |
Peugeot 2008 Allure AT | R$ 78.990 | R$ 58.590 | -25,83% |
Peugeot 2008 Crossway | R$ 87.190 | R$ 64.828 | -25,65% |
Renault Duster Dynamique 2.0 | R$ 85.800 | R$ 66.913 | -22,01% |
Citroën C4 Lounge Origine | R$ 86.480 | R$ 67.718 | -21,70% |
Peugeot 2008 Griffe AT | R$ 84.190 | R$ 66.151 | -21,43% |
Ford Focus Fastback SE Powershift | R$ 79.900 | R$ 62.961 | -21,20% |
Renault Duster Dynamique 2.0 AT | R$ 86.700 | R$ 68.555 | -20,93% |
Renault Duster Dynamique 4x4 | R$ 88.300 | R$ 69.931 | -20,80% |
Peugeot 2008 Allure | R$ 72.990 | R$ 57.990 | -20,55% |
Peugeot 2008 Griffe THP | MT R$ 89.990 | R$ 71.595 | -20,44% |
>> Carros que mudarão em breve e vale a pena pechinchar
>> Invasão de picapes: 12 novidades que serão lançadas até 2021
MENORES DEPRECIAÇÕES
Modelo/versão | 2018 0 km | 2018 Usado | Depreciação |
Suzuki Jimny 4Sport | R$ 72.000 | R$ 69.789 | -3,07% |
Honda City LX CVT | R$ 72.500 | R$ 69.920 | -3,56% |
Peugeot 308 Griffe THP | R$ 84.990 | R$ 81.129 | -4,54% |
VW Virtus Highline | R$ 79.990 | R$ 75.990 | -5,00% |
Chevrolet S10 Advantage Flex CD | R$ 89.000 | R$ 83.958 | -5,67% |
Suzuki Jimny 4Work Off Road | R$ 72.000 | R$ 67.876 | -5,73% |
Suzuki Vitara 4ALL 1.6 16v | R$ 79.600 | R$ 74.844 | -5,97% |
Honda Civic Sport | R$ 89.400 | R$ 83.939 | -6,11% |
Honda City EX CVT | R$ 77.900 | R$ 73.050 | -6,23% |
VW Virtus Comfortline | R$ 73.490 | R$ 68.865 | -6,29% |
SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast