Os primeiros 30 veículos elétricos da Fiat fabricados na Itaipu Binacional serão expostos em breve nas concessionárias de energia em todo país, com o objetivo de divulgar o novo produto no mercado. Os carros são produtos de uma parceria entre a montadora italiana, Itaipu, Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Companhia Paranaense de Energia (Copel) e a empresa elétrica suíça KWO. Mais de R$ 3,4 milhões já foram investidos ao longo do projeto.
Para o engenheiro de tecnologia e desenvolvimento da Cemig, Virgílio Medeiros, o veículo elétrico pode ser considerado uma tendência no Brasil. Na Europa e nos EUA, ele já é uma realidade. Nesses locais, cerca de 300 mil veículos elétricos são colocados por ano no mercado competindo com os carros de combustível fóssil.
Mas no Brasil, de acordo com Medeiros, os veículos elétricos deverão demorar cerca de cinco anos para estarem circulando nas ruas do país. Ele explica que as baterias são produzidas na Suíça, pela empresa KWO e que, por isso, o preço aqui é considerado caro. "Cada veículo custaria cerca de R$ 70 mil. Produzindo em maior escala e se começarmos a fabricar a tecnologia no Brasil, o preço abaixaria". Com a bateria carregada, o carro elétrico tem capacidade para percorrer 130 quilômetros. Sua velocidade alcança 110 quilômetros por hora e, segundo Medeiros, com R$ 9 é possível percorrer cerca de 150 quilômetros.
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