Frankfurt (Alemanha) Além dos famosos esportivos como Porsche GT2, Maserati Gran Turismo, Ferrari 430 Scuderia e Lamborghini Reventón, a mostra alemã também é marcada pelos carros compactos. Os que já existem na Europa ganharam novas versões e as montadoras ainda pretendem lançar um número recorde de carros compactos nos próximos anos.
O mercado europeu já conta com várias opções de compactos, conhecidos como carros para a cidade (city cars). É o caso do Smart, da Mercedes-Benz, o Fiat 500 e o BMW Mini. Mesmo assim, vários fabricantes estão ampliando a oferta de produtos. A Toyota, por exemplo, apresenta seu modelo conceito iQ, com capacidade para três adultos e uma criança. Mede 2,98 m, 28 centímetros a mais que o Smart e 56 centímetros a menos que o Fiat 500. Para se ter uma idéia, o menor modelo fabricado no Brasil é o Ford Ka, que mede 3,68 m.
Neste pequeno carro conceito da Toyota não há divisão entre o pára-choque traseiro e as laterais, que são compostos por apenas uma peça. O escapamento fica no centro da parte traseira, as lanternas invadem o vidro e não há frisos laterais. Já na frente chamam a atenção o pequeno capô e os vincos pronunciados, que formam um "M" entre os faróis e o pára-choque. Seu motor será elétrico.
Outro compacto conceito é o Volkswagen up!. Com 3,45 metros de comprimento e 1,63 metro de largura, o up! visto de fora parece um brinquedo, talvez por parecer que seja feito de uma única peça. E isso se deve muito ao fato de o motor ( que deverá usar eletricidade) ficar na traseira exatamente como no Fusca. Por isso não há grade dianteira. O carrinho da VW tem diferenciais. Mesmo pequeno, possui descanso dianteiro para braço, além de GPS e bancos duros, mas de boa ergonomia. Por fora, chama atenção a traseira, feita de material transparente e com as lanternas integradas. Destes pequenos carros, o Fiat 500 talvez seja o único que tenha chance de ser importado para o Brasil.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião