Tem consumidor que não se contenta em curtir o carro apenas como meio de transporte. Para ele, é preciso oferecer algo mais e de preferência no momento em que sai de um cruzamento ou faz uma ultrapassagem. Estamos falando dos entusiastas de modelos com pegada esportiva. No mercado brasileiro existe pelo menos uma dezena deles e, melhor, sem a necessidade de gastar uma fortuna para sentir o gostinho de pisar mais fundo, embalado pelo ronco grosso que sai do motor, envolve a cabine e vira música para os ouvidos de fãs da velocidade. Selecionamos alguns representantes invocados não só no visual, mas também quando o assunto é respostas rápidas na aceleração e retomadas empolgantes. Todos com preços até R$ 110 mil.
Fiat Punto T-Jet
Diferentemente de alguns hatches compactos do mercado, o Punto T-Jet não ganhou adesivos laterais, ponteira dupla e até uma falsa entrada e saída de ar nos para-choques apenas para fantasiar sua real vocação. Ele entrega muito esportividade, mais até do que o Bravo T-Jet. O motor é o mesmo 1.4 turbo, de 152 cv e 21,1 kgfm de torque. As rodas aro 17 deixam o conjunto de suspensão mais rígido, favorecendo a performance. O 0 a 100 km/h é feito em 8,3 segundos. O Punto T-Jet custa R$ 67.010 na tabela.
Suzuki Swift Sport
Legítimo representante do estilo hot hatch, o Swift Sport é empurrado por um motor 1.6 aspirado, acoplado a uma transmissão manual de seis marchas. São 142 cv e 17 kgfm de torque. Parece pouco, mas a combinação de peso e potência (1.065 kg e 7,5 kg por cavalo) faz dele um foguetinho japonês, além de muito econômico. O compacto custa R$ 76.490 e sobe para R$ 83.990 na versão R, que ganha relações de marchas mais curtas, pneus esportivos e acessórios.
Fiat Bravo T-Jet
O câmbio de seis velocidades casa muito bem com o bloco 1.4 turbo a gasolina, de 152 cv, do T-Jet. É um modelo divertido de guiar, principalmente quando o recurso overboost adiciona 2 kgfm ao torque de 21,1 kgfm. Apertar o botãozinho no console central significa deixar o pedal do acelerador mais sensível e o hatch médio ainda mais arisco. O ronco grave do motor também inspira a pisar fundo. O T-Jet atinge 206 km/h e faz de 0 a 100 km/h em 8,7 s, de acordo com a Fiat. O preço sugerido é de R$ 79.980.
Fiat 500 Abarth
A versão apimentada do simpático 500 vem equipado com um propulsor 1.4 turbo a gasolina, de 167 cv e 23 kgfm, acoplado a uma transmissão manual de 5 velocidades. O hatch chega a 100 km/h em 6,9 segundos e a 214 km/h de máxima. O ‘escorpião’ vem com uma dupla saída de escape cromada, que deixa o ronco do motor mais grave, com direito a estampidos fortes nas trocas de marcha. O preço dele é R$ 81.710.
Citroën DS3
Outro representante do universo hot hach. O design arrojado e o design esportivo são reforçados pelo motor 1.6 turbo (THP), de 165 cv e 24,5 kgfm, auxiliado pelo câmbio manual de seis velocidades. São apenas 7,3 s para ir da inércia aos 100 km/h. A velocidade máxima chega a 219 km/h. O modelo conta com o overboost, acionado a partir da 3.° marcha e que aumenta o valor de torque temporariamente para facilitar a ultrapassagem. O DS3 parte de R$ 82.490.
VW Jetta TSI
Não tem como deixar este modelo de fora. Apesar de ser um sedã e de não exibir adereços que possam dar pistas do que ele é capaz, os 211 cv e 28,6 kgfm de torque extraídos do motor 2.0 favorecem um desempenho pra lá de agradável. As respostas nas ultrapassagens são imediatas. Auxiliado pelo câmbio automatizado DSG de dupla embreagem e seis velocidades, é preciso dosar o peso do pé no acelerador para não sair cantando pneu. A tabela parte de R$ 93.990.
MINI Cooper S
O britânico vem com motor 2.0 turbo a gasolina, de 192 cv e 30,6 kgfm de torque, liberados a impressionantes 1.250 giros. A versão de entrada (R$ 103.950) traz um câmbio manual de 6 marchas. O Cooper S sai da imobilidade e vai a 100 km/h em 6,8 segundos, alcançando 235 km/h de máxima. Ele oferece controle de largada e três modos de pilotagem. Na mais esportiva, o giro sobe rápido e o escapamento solta estampidos abafados nas trocas de marchas.
Audi A1 Ambition
Mais um hot hatch para quem gosta de diversão urbana. O torpedo alemão na versão Ambition vai de 0 a 100 km/h em 7 segundos, graças ao bloco 1.4 turbo, de 185 cv e 25,5 kgfm de torque máximo, disponível logo a 2 mil rotações. O câmbio automatizado S-Tronic de dupla embreagem e sete marchas se encarrega de tornar a pegada mais divertida. Como detalhe, ele atinge 227 km/h de máxima. A tabela do modelo é de R$ 109.900.
Golf GTI
São 220 cv, 35,7 kgfm de torque e 6,5 segundos para cumprir de 0 a 100 km/h. Os números por si só já revelam o espírito esportivo do GTI. Administrado pelo câmbio DSG de seis marchas, as retomadas são rápidas e alcançar o limite da rodovia é num piscar de olhos. A velocidade máxima bate os 244 km/h. Para aumentar a adrenalina ao volante, a sonoridade do motor é rouca e acompanhada de pipocos a cada troca de marcha. É o mais caro da lista: R$ 110.570.
VW Novo Fusca
Outro modelo que se encaixa neste perfil é o VW Novo Fusca. Equipado com o motor 2.0 TSI de 221 cv, o carrinho turbinado tem um torque de 28,6 kgfm e vai da inércia aos 100 km/h em 6,9 s. O bloco trabalha de forma associada com a transmissão automática Tiptronic de seis marchas. A velocidade máxima é de 224 km. Os preços partem da casa dos R$ 87 mil.
Parece, mas não é
No mercado há também os ‘falsos’ esportivos, que se vestem com adereços e detalhes personalizados, mas na verdade a mecânica não faz jus ao apelo visual. Costumam vir recheados de série, porém sob o capô mantêm o motor da versão convencional. Entre os exemplos estão o Chevrolet Onix Effect, VW Gol Rallye, Fiat Uno e Palio Sporting, Hyundai Veloster e New Fiesta Sport.
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