O Salão de Genebra, na Suíça não tem o hábito de expor modelos com possibilidade de circularem pelas ruas brasileiras num futuro próximo. Geralmente é palco de conceitos, superesportivos e carros luxuosos, que acabam distante da nossa realidade.
Mas nesta edição, que segue até domingo (17), apareceram algumas novidades com o passaporte carimbado para o nosso mercado, ou muito perto de cruzar o Atlântico. Confira:
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PEUGEOT 208
A nova geração do compacto será feito na Argentina e de lá seguir para o Brasil como versões mais caras do atual modelo feito em Porto Real (RJ).
Num primeiro momento as duas gerações conviveriam por um tempo, até que o novo 208 assumisse todas as versões do carro - resta saber se feito aqui no Brasil ou no país vizinho.
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SANDERO COM CARA DE CLIO
O carro da foto é a quinta geração do Clio, que estreará na Europa em breve. Mas o hatch servirá de inspiração para a renovação do Sandero, que será lançado até 2021, com produção em São José dos Pinhais (PR).
A Renault abandonará o visual da Dacia, apesar de manter a plataforma feita pela subsidiária romena. Colocar o desenho do Clio é uma solução para deixar o Sandero mais sofisticado para brigar com Volkswagen Polo e Fiat Argo.
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MITSUBISHI L200 RENOVADA
A picape reestilizada faz sua primeira aparição na Europ, após apresentação global na Tailândia, em novembro do ano passado. A novidade já foi registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o que indica que deve vir para o Brasil.
A Mitusbishi L200 ganhou a nova assinatura da marca, com uma frente já vista em lançamentos recentes, como o Eclipse Cross e a nova Pajero Sport. Os faróis são bem mais finos e há uma nova grade que se completa nas extremidades com dois bumerangues cromados combinados ao para-choques.
O motor é o mesmo 2.4 turbodiesel, de 190 cv e 43,9 kgfm de torque, com atualização do câmbio para seis marchas. Leia mais
ALASKAN AVENTUREIRA
A data de lançamento da picape média no Brasil ainda é uma incógnita. A direção da Renault estuda se coloca a Alaskan como um utilitário voltada para o trabalho ou oferece toda a linha, para agradar os picapeiros da cidade.
Certo é que o modelo será feito em Córdoba, na Argentina, dividindo a mesma plataforma com Nissan Frontier e Mercedes Classe X, numa aliança entre as três montadoras.
Em Genebra, a marca francesa exibe a versão aventureira Ice Edition para rodar na neve, com equipamentos fora de estrada e muita tecnologia.
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RENEGADE E COMPASS HÍBRIDOS
A onda elétrica começa a invadir o Brasil. E uma das novidades no futuro por aqui é destaque em Genebra. A Jeep exibe a versão híbrida do Renegade e do Compass.
Eles usam o motor 1.3 Firefly turbo que equipará o novo Fiat Toro no mercado brasileiro, além dos próprios SUVs.
Nos exemplares expostos na Suíça, o propulsor a combustão interna movimenta as rodas dianteiras, enquanto um outro elétrico traciona as traseiras. Combinados, rendem 240 cv, sempre com tração integral.
Só na eletricidade, o Renegade roda até 50 km e atinge 130 km/h de velocidade.
FERRARI F8 TRIBUTO
Os fãs brasileiros (endinheirados) da Ferrari já podem reservar um lugar na garagem caso queiram dirigir o mais recente lançamento da marca italiana.
O superesportivo poderá ser importado a partir do primeiro trimestre de 2020 ainda sem preço definido. Na Europa, ele estará nas loja a partir de outubro deste ano, custando € 240 mil (cerca de R$ 1 milhão).
O F8 Tributo homenageia o icônico motor V8 da marca e sucede a 488 GTB no estilo berlinetta esportiva - carroceria cupê para dois passageiros com o desenho do vidro traseiro inclinado.
O propulsor traseiro biturbo fornece 720 cv e 78,5 kgfm de torque. Ele vai da inércia a 100 km/h em 2,9 segundos e alcança 340 km/h de máxima.
CARRO VOADOR LIBERTY
A empresa holandesa confirmou o interesse de vender o seu carro-avião no Brasil. O modelo que mais parece um helicóptero está em fase de homologação e estará disponível para a venda a partir de 2020 - no entanto, já pode ser reservado por R$ 1,5 milhão.
O Liberty possui dois motores: um para conduzir na estrada, de 99 cv e aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 9 segundos, e um rotor, de 197 cv, para o circulação aérea.
No chão, atinge 160 km/h de velocidade máxima e 1.314 de autonomia. No ar chega a 180 km/h, com alcance de 500 km, autonomia de voo de 4,3 horas e altitude de até 3,5 mil metros. Leia mais
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