A Jeep expõe a versão híbrida do Renegade, que usa o motor 1.3 turbo combinado com outro elétrico.| Foto: Newspress / Divulgação

Salão de Genebra, na Suíça não tem o hábito de expor modelos com possibilidade de circularem pelas ruas brasileiras num futuro próximo. Geralmente é palco de conceitos, superesportivos e carros luxuosos, que acabam distante da nossa realidade.

CARREGANDO :)

Mas nesta edição, que segue até domingo (17), apareceram algumas novidades com o passaporte carimbado para o nosso mercado, ou muito perto de cruzar o Atlântico. Confira:

>> Fiat Toro muda em 2020 e estreia motor turbo antes de Renegade

Publicidade

PEUGEOT 208

A nova geração do 208 foi apresentada oficialmente em Genebra na versão esportiva GT Line.<br> 

A nova geração do compacto será feito na Argentina e de lá seguir para o Brasil como versões mais caras do atual modelo feito em Porto Real (RJ). 

Num primeiro momento as duas gerações conviveriam por um tempo, até que o novo 208 assumisse todas as versões do carro - resta saber se feito aqui no Brasil ou no país vizinho.

>> Renault derruba preços de carros em até R$ 14 mil para figurar no top 4 de vendas

SANDERO COM CARA DE CLIO

A quinta geração do Clio servirá de inspiração para a renovação do Sandero no Brasil.<br> 
Publicidade

O carro da foto é a quinta geração do Clio, que estreará na Europa em breve. Mas o hatch servirá de inspiração para a renovação do Sandero, que será lançado até 2021, com produção em São José dos Pinhais (PR).

A Renault abandonará o visual da Dacia, apesar de manter a plataforma feita pela subsidiária romena. Colocar o desenho do Clio é uma solução para deixar o Sandero mais sofisticado para brigar com Volkswagen PoloFiat Argo.

>> Confira 7 itens no carro que (quase) nenhum motorista usa

MITSUBISHI L200 RENOVADA

 

picape reestilizada faz sua primeira aparição na Europ, após apresentação global na Tailândia, em novembro do ano passado. A novidade já foi registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o que indica que deve vir para o Brasil.

Publicidade

Mitusbishi L200 ganhou a nova assinatura da marca, com uma frente já vista em lançamentos recentes, como o Eclipse Cross e a nova Pajero Sport. Os faróis são bem mais finos e há uma nova grade que se completa nas extremidades com dois bumerangues cromados combinados ao para-choques. 

O motor é o mesmo 2.4 turbodiesel, de 190 cv e 43,9 kgfm de torque, com atualização do câmbio para seis marchas. Leia mais

ALASKAN AVENTUREIRA

A versão Ice Edition da Alaskan traz acessórios fora de estrada, como os pneus todo-terreno.<br> 

A data de lançamento da picape média no Brasil ainda é uma incógnita. A direção da Renault estuda se coloca a Alaskan como um utilitário voltada para o trabalho ou oferece toda a linha, para agradar os picapeiros da cidade.

Certo é que o modelo será feito em Córdoba, na Argentina, dividindo a mesma plataforma com Nissan FrontierMercedes Classe X, numa aliança entre as três montadoras.

Publicidade

Em Genebra, a marca francesa exibe a versão aventureira Ice Edition para rodar na neve, com equipamentos fora de estrada e muita tecnologia. 

>> Palio de volta? Fiat revela carro para resgatar o nome no Brasil

RENEGADE E COMPASS HÍBRIDOS

 

A onda elétrica começa a invadir o Brasil. E uma das novidades no futuro por aqui é destaque em Genebra. A Jeep exibe a versão híbrida do Renegade e do Compass

Eles usam o motor 1.3 Firefly turbo que equipará o novo Fiat Toro no mercado brasileiro, além dos próprios SUVs.

Publicidade

Nos exemplares expostos na Suíça, o propulsor a combustão interna movimenta as rodas dianteiras, enquanto um outro elétrico traciona as traseiras. Combinados, rendem 240 cv, sempre com tração integral. 

Só na eletricidade, o Renegade roda até 50 km e atinge 130 km/h de velocidade.

FERRARI F8 TRIBUTO 

F8 Tributo homenageia o icônico motor V8 da marca e sucede a 488 GTB. 

Os fãs brasileiros (endinheirados) da Ferrari já podem reservar um lugar na garagem caso queiram dirigir o mais recente lançamento da marca italiana. 

O superesportivo poderá ser importado a partir do primeiro trimestre de 2020 ainda sem preço definido. Na Europa, ele estará nas loja a partir de outubro deste ano, custando € 240 mil (cerca de R$ 1 milhão). 

Publicidade

O F8 Tributo homenageia o icônico motor V8 da marca e sucede a 488 GTB no estilo berlinetta esportiva - carroceria cupê para dois passageiros com o desenho do vidro traseiro inclinado. 

O propulsor traseiro  biturbo fornece 720 cv e 78,5 kgfm de torque. Ele vai da inércia a 100 km/h em 2,9 segundos e alcança 340 km/h de máxima.

CARRO VOADOR LIBERTY

Segundo a PAL-V já feitas várias pré-encomendas, mas não foi informado em que países.  

A empresa holandesa confirmou o interesse de vender o seu carro-avião no Brasil. O modelo que mais parece um helicóptero está em fase de homologação e estará disponível para a venda a partir de 2020 - no entanto, já pode ser reservado por R$ 1,5 milhão. 

O Liberty possui dois motores: um para conduzir na estrada, de 99 cv e aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 9 segundos, e um rotor, de 197 cv, para o circulação aérea.

Publicidade

No chão, atinge 160 km/h de velocidade máxima e 1.314 de autonomia. No ar chega a 180 km/h, com alcance de 500 km, autonomia de voo de 4,3 horas e altitude de até 3,5 mil metros. Leia mais

SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM