A lista dos dez carros de maior sucesso no Brasil até maio deste anos, apurada pela Federação Brasileira dos Revendedores de Veículos (Fenabrave), demonstra uma mudança de comportamento entre os clientes. Se antes os ‘pelados’ eram a preferência nacional, agora os chamados hatches pequenos, mais equipados desde as configurações de entrada, são a maioria entre os mais emplacados. Veja o top 10 dos carros mais comercializados no acumulado dos últimos cinco meses e o que cada um agrega desde as versões mais básicas:

CARREGANDO :)

<h2>1.º Fiat Palio: 52.177 unidades</h2>

O atual queridinho do Brasil, que no ano passado desbancou o Gol e se tornou o carro mais vendido do país, tem em sua versão de entrada, a Fire, uma das mais ‘peladas’ da lista. A mais simples, com duas portas e motor 1.0, nem limpador traseiro tem. De conforto, possui apenas freios com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), além de airbags e freios ABS. Ar-condicionado e direção hidráulica, só como opcionais.<b>Preço: a partir de R$ 27.340.</b>  
Publicidade

<h2>2.º Chevrolet Onix: 46.918 unidades</h2>

O quarto mais emplacado do mês de maio em todo o país é o atual carro-chefe da marca norte-americana por aqui. Mas o seu preço não é tão popular assim. A versão mais simples, a LS 1.0, vem de fábrica com itens que até pouco tempo eram opcionais nos modelos de entrada, como ar-condicionado, direção hidráulica, freios com EBD, bancos do motorista com ajuste de altura e desembaçador traseiro.<b>Preço: a partir de R$ 40.590.</b>  

<h2> <span>3.º</span> Fiat Strada: 45.833 unidades</h2>

A picape de maior sucesso entre os consumidores chama a atenção logo de cara pela motorização de 1,4 litro (86 cv) já na versão de entrada, a Working com cabine simples – a caminhonete possui ainda blocos 1.6 e 1.8. A configuração mais barata é equipada com computador de bordo, que traz informações sobre a condução; alerta de limite de velocidade, protetor de caçamba e EBD. Ar, vidros e travas elétricas são vendidas aparte.<b>Preço: a partir de R$ 40.980.</b>  

<h2>4.º Hyundai HB20: 42.184 unidades</h2>

Fenômeno de vendas desde o seu lançamento, em 2012, o HB20 deve muito do seu sucesso não só ao design, mas também à farta lista de tecnologias de conforto encontradas já a partir da sua versão mais simples, a Comfort 1.0. O compacto sul-coreano tem ar-condicionado, direção hidráulica com volante multifuncional, som com conexão USB e AUX, Isofix e três opções de cores (vermelho, preto e branco) sem custo adicional.<b>Preço: a partir de R$ 38.595.</b>  

<h2>5.º Ford Ka: 39.012 unidades</h2>

A nova geração do compacto da Ford inovou ao vir recheado desde o modelo mais simples da carroceria hatch com equipamentos que antes eram somente opcionais. O Ka SE, com motor 1.0 de três cilindros, vem de série com ar-condicionado, vidros dianteiros, travas e direção elétrica, sistema de som MyConnection com USB e bluetooth e freios com EBD. Há duas opções de cores sem custo adicional: a branca e a ‘creme’.<b>Preço: a partir de R$ 38.990.</b>  

<h2>6.º Fiat Uno: 38.065 unidades</h2>

Para encarar a concorrência, a Fiat mudou o visual do Uno em 2010 e incrementou o modelo com mais equipamentos em 2014, para atender aos gostos mais exigentes. Entretanto, a versão Vivace, que está na faixa dos R$ 30.000, permaneceu intocada. Na configuração com duas portas, o carro sequer traz limpador de vidro traseiro. Ele possui faróis com máscara negra, EBD e retrovisor interno com as funções dia e noite.<b>Preço: a partir de R$ 28.770.</b>  
Publicidade

<h2>7.º VW Gol: 37.610 unidades</h2>

Se ao longo de 27 anos o Gol reinou no topo de vendas no Brasil, desde 2014 o modelo mais famoso da VW tem de suar para se manter entre os dez primeiros. Na configuração mais ‘pelada’, a Special 1.0 de duas portas, o hatch traz ajuste de altura para o banco do motorista, EBD e faróis com máscara negra. Limpador e desembaçador de vidro traseiro, ar e direção hidráulica, só desembolsando mais.<b>Preço: a partir de R$ 30.230.</b>  

<h2>8.º VW Fox/CrossFox: 36.055 unidades</h2>

Com o visual reformulado, o Novo Fox foi reposicionado para ocupar o lugar deixado pelo Polo, que teve as vendas descontinuadas por aqui. Entretanto, a jogada não o tirou do top 10 entre os mais vendidos. A versão de entrada, a Trendline 1.0, vem com direção, vidros dianteiros, travas e porta-malas elétricos, assento do motorista com ajuste de altura e volante com acerto de altura e profundidade, entre outros.<b>Preço: a partir de R$ 38.000.</b>  

<h2>9.º Renault Sandero : 31.920 unidades</h2>

Outro modelo entre os mais licenciados a receber um tapa no visual foi o Sandero, que adotou a nova identidade global da marca e ganhou uma lista ampla de itens de fábrica. Na configuração Authentic 1.0, a mais acessível, o compacto possui direção hidráulica, ar-condicionado, desembaçador traseiro e rodas com calota de aro 15. A única cor que não adiciona qualquer custo é a chamada ‘vermelho vivo’.<b>Preço: a partir de R$ 37.770</b> <b>.</b>  

<h2>10.º Chevrolet Prisma: 29.796 unidades</h2>

Carroceria sedã do Onix, o modelo de maior sucesso da Chevrolet por aqui, o Prisma não tem só um tamanho maior que o irmão, mas acrescenta também itens presentes em versões mais caras do hatch. A partir da LT 1.0, o três volumes traz direção hidráulica, banco do motorista com ajuste de altura, vidros dianteiros, travas e porta-malas elétricos, sensor de estacionamento traseiro e painel de instrumentos com iluminação em led.<b>Preço: a partir de R$ 46.950.</b> <b></b>  

Os modelos mais baratos

Ser mais em conta não significa obter sucesso nas vendas. Conheça os dez carros mais acessíveis do país:

Leia a matéria completa
Publicidade