
Impacto
Modelos têm carroceria frágil
O Latin NCAP diz que os testes evidenciam carrocerias frágeis e incapazes de aguentar fortes impactos, além de estruturas perigosas que apresentam graves riscos de lesão e até de morte a seus passageiros, especialmente para a região da cabeça do motorista. "Modelos populares foram falhos em oferecer proteção adequada, sobretudo ao peito do motorista, mas também devendo muito em segurança às pernas e aos joelhos dos passageiros", diz a nota.
Os resultados revelam pontos fracos do desempenho estrutural de alguns dos carros mais populares do país. A integridade da carroceria é fundamental para proteger os passageiros e evitar que sejam feridos, mesmo com a presença de air bags. Uma carroceria estável pode contribuir também para a saída dos passageiros, que precisem de cuidados e resgate após uma colisão.
Essa foi a segunda leva de carros brasileiros testados pelo Latin NCap. No ano passado, foram avaliados Toyota Corolla XEi, Chevrolet Meriva GL PLus, Fiat Palio ELX 1.4 (com e sem air bags), VW Gol Trend 1.6 (com e sem air bags), Peugeot 207 Compact 1.4 (com e sem airbags) e Geely CK 1 1.3. Na oportunidade, Gol, Palio e 207, sem air bag, receberam uma estrela, enquanto o 207 foi o pior avaliado, dos modelos com air bag, com duas estrelas. Apenas um deles ganhou quatro estrelas, o Corolla. E o modelo chinês nem sequer pontuou. Para crianças, nenhum passou de duas estrelas.
O Latin NCAP órgão independente que realiza os crash tests na América Latina divulgou os resultados do segundo teste de colisão de carros de passeio presentes na América Latina. A entidade diz que confirmou um alto risco de lesões fatais para os motoristas e ocupantes que implicam perigo de vida.
Os modelos testados na segunda fase foram: Chevrolet Celta, Corsa Classic e Cruze LT; Fiat Novo Uno Evo; Ford Focus hatch e KA Fly Viral; e Nissan March e Tiida hatch. Os testes de impacto frontal feitos a 64 km/h contra um obstáculo deformável, que simulava outro automóvel, comprovam que a segurança dos carros mais vendidos na América Latina é equivalente à dos europeus de 20 anos atrás.
Em termos de segurança para passageiro adulto, os carros de "uma estrela" no máximo são 5 estrelas continuam dominando o mercado latino-americano. Receberam essa nota Celta, Corsa Classic, Novo Uno Evo e KA Fly Viral. Todas as versões avaliadas desses carros não possuem air bag.
O March, que vem com dois air bags frontais de série, levou duas estrelas. O Tiida, com um air bag, foi melhor, com três estrelas. O modelo com dois air bags recebeu quatro estrelas, assim como Cruze e Focus, também com duas bolsas infláveis.
Crianças
Em relação à segurança de crianças dentro do carro, Tiida, March e Classic receberam uma só estrela, das cinco possíveis. Celta e Uno conseguiram duas. O Ka levou 3 estrelas, assim como o Focus e o Cruze. Este último foi o primeiro testado pelo Latin NCap com sistema Isofix, para fixar a cadeirinha no banco. Nesses testes, o Latin NCAP usa dummies (bone cos) representativos de 18 meses e 3 anos de idade nos testes de impacto frontais e laterais. Além de estudar os resultados dos testes de impacto, a organização diz que verifica a clareza das instruções, bem como a instalação dos bancos, para ter certeza de que a cadeirinha infantil possa ser ajustada de maneira segura.
Land Rover Evoque e VW Up conquistam as cinco estrelas
A Euro NCap também divulgou os resultados da última bateria de testes do ano realizada na Europa. Passaram pela avaliação de segurança o Volkswagen Up!, compacto que será vendido globalmente e deve inspirar o novo carro de entrada da montadora também no Brasil, o Land Rover Evoque, já vendido no Brasil, além do compacto Fiat Panda, o Jeep Grand Cherokee, Jaguar XF, Renault Fluence elétrico, Chevrolet Malibu, Kia Rio, Subaru XV, dos chineses Geely Emgrand EC7 e MG6, marca que chegou neste ano ao Brasil, Mercedes-Benz Classe B e Classe C Coupe, além do Volkswagen Beetle.
Todos receberam cinco estrelas, que é a nota máxima, exceto os dois chineses, o Panda, o Grand Cherokee, o XF e o Fluence EV, que ficaram com quatro. A entidade esclarece que a nota do Up! vale também para seus "irmãos" Seat Mii e Skoda Citigo.
O Up! conseguiu 89% de aprovação no item proteção ao ocupante adulto, 80% de proteção a criança, 46% ao pedestre e 86% de segurança assistida. O Range Rover Evoque oferece, segundo a entidade, 86% de proteção a adulto, 75% a criança, 41% a pedestres e 86% de segurança assistida.
Para o EuroNCap, as quatro estrelas do cupê MG6 e do sedã Geely Emgrand EC7 demonstram que os chineses presentes do mercado europeu estão investindo em segurança.
PGR denuncia Bolsonaro no STF por suposto plano de golpe
Impopularidade de Lula piora tensão entre poderes e eleva custo da governabilidade
Apostas em impeachment de Lula já ou vitória nas urnas em 2026 dividem direita
Tarcísio empata com Lula em eventual 2º turno à presidência em 2026; governador nega candidatura
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião