![Carros populares vão mal em teste de colisão Os testes de impacto frontal foram feitos a 64 km por hora contra um obstáculo deformável, que simulava outro automóvel | Divulgação/ NCAP](https://media.gazetadopovo.com.br/2011/11/5734885d47f7089e43fc754904ddcf38-gpLarge.jpg)
Impacto
Modelos têm carroceria frágil
O Latin NCAP diz que os testes evidenciam carrocerias frágeis e incapazes de aguentar fortes impactos, além de estruturas perigosas que apresentam graves riscos de lesão e até de morte a seus passageiros, especialmente para a região da cabeça do motorista. "Modelos populares foram falhos em oferecer proteção adequada, sobretudo ao peito do motorista, mas também devendo muito em segurança às pernas e aos joelhos dos passageiros", diz a nota.
Os resultados revelam pontos fracos do desempenho estrutural de alguns dos carros mais populares do país. A integridade da carroceria é fundamental para proteger os passageiros e evitar que sejam feridos, mesmo com a presença de air bags. Uma carroceria estável pode contribuir também para a saída dos passageiros, que precisem de cuidados e resgate após uma colisão.
Essa foi a segunda leva de carros brasileiros testados pelo Latin NCap. No ano passado, foram avaliados Toyota Corolla XEi, Chevrolet Meriva GL PLus, Fiat Palio ELX 1.4 (com e sem air bags), VW Gol Trend 1.6 (com e sem air bags), Peugeot 207 Compact 1.4 (com e sem airbags) e Geely CK 1 1.3. Na oportunidade, Gol, Palio e 207, sem air bag, receberam uma estrela, enquanto o 207 foi o pior avaliado, dos modelos com air bag, com duas estrelas. Apenas um deles ganhou quatro estrelas, o Corolla. E o modelo chinês nem sequer pontuou. Para crianças, nenhum passou de duas estrelas.
O Latin NCAP órgão independente que realiza os crash tests na América Latina divulgou os resultados do segundo teste de colisão de carros de passeio presentes na América Latina. A entidade diz que confirmou um alto risco de lesões fatais para os motoristas e ocupantes que implicam perigo de vida.
Os modelos testados na segunda fase foram: Chevrolet Celta, Corsa Classic e Cruze LT; Fiat Novo Uno Evo; Ford Focus hatch e KA Fly Viral; e Nissan March e Tiida hatch. Os testes de impacto frontal feitos a 64 km/h contra um obstáculo deformável, que simulava outro automóvel, comprovam que a segurança dos carros mais vendidos na América Latina é equivalente à dos europeus de 20 anos atrás.
Em termos de segurança para passageiro adulto, os carros de "uma estrela" no máximo são 5 estrelas continuam dominando o mercado latino-americano. Receberam essa nota Celta, Corsa Classic, Novo Uno Evo e KA Fly Viral. Todas as versões avaliadas desses carros não possuem air bag.
O March, que vem com dois air bags frontais de série, levou duas estrelas. O Tiida, com um air bag, foi melhor, com três estrelas. O modelo com dois air bags recebeu quatro estrelas, assim como Cruze e Focus, também com duas bolsas infláveis.
Crianças
Em relação à segurança de crianças dentro do carro, Tiida, March e Classic receberam uma só estrela, das cinco possíveis. Celta e Uno conseguiram duas. O Ka levou 3 estrelas, assim como o Focus e o Cruze. Este último foi o primeiro testado pelo Latin NCap com sistema Isofix, para fixar a cadeirinha no banco. Nesses testes, o Latin NCAP usa dummies (bone cos) representativos de 18 meses e 3 anos de idade nos testes de impacto frontais e laterais. Além de estudar os resultados dos testes de impacto, a organização diz que verifica a clareza das instruções, bem como a instalação dos bancos, para ter certeza de que a cadeirinha infantil possa ser ajustada de maneira segura.
Land Rover Evoque e VW Up conquistam as cinco estrelas
A Euro NCap também divulgou os resultados da última bateria de testes do ano realizada na Europa. Passaram pela avaliação de segurança o Volkswagen Up!, compacto que será vendido globalmente e deve inspirar o novo carro de entrada da montadora também no Brasil, o Land Rover Evoque, já vendido no Brasil, além do compacto Fiat Panda, o Jeep Grand Cherokee, Jaguar XF, Renault Fluence elétrico, Chevrolet Malibu, Kia Rio, Subaru XV, dos chineses Geely Emgrand EC7 e MG6, marca que chegou neste ano ao Brasil, Mercedes-Benz Classe B e Classe C Coupe, além do Volkswagen Beetle.
Todos receberam cinco estrelas, que é a nota máxima, exceto os dois chineses, o Panda, o Grand Cherokee, o XF e o Fluence EV, que ficaram com quatro. A entidade esclarece que a nota do Up! vale também para seus "irmãos" Seat Mii e Skoda Citigo.
O Up! conseguiu 89% de aprovação no item proteção ao ocupante adulto, 80% de proteção a criança, 46% ao pedestre e 86% de segurança assistida. O Range Rover Evoque oferece, segundo a entidade, 86% de proteção a adulto, 75% a criança, 41% a pedestres e 86% de segurança assistida.
Para o EuroNCap, as quatro estrelas do cupê MG6 e do sedã Geely Emgrand EC7 demonstram que os chineses presentes do mercado europeu estão investindo em segurança.
De virose na praia a prejuízos milionários: a corrida dos estados para melhorar o saneamento
Frases da Semana: “Somos tratados com furiosa obsessão negativa”
“Vendi meu olho”: por que tanta gente está escaneando a íris por dinheiro
Facções criminosas usam artistas do funk para fazer propaganda e recrutar jovens para o crime
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião