Além de apresentar em primeira mão modelos que em breve estarão chegando ao mercado brasileiro, o Salão do Automóvel de Buenos Aires, que vai até 30 de junho, também conta com diversos carros com poucas chances de serem vistos rodando pelas ruas do Brasil.
De acordo com os executivos das marcas, além dos altos custos de importação, esses carros ainda teriam que passar por transformações mecânicas para se adequarem a nossas estradas e também com o combustível vendido no Brasil. Enquanto que na Argentina os veículos seguem para as lojas sem a necessidade de qualquer modificação.
Lançado há menos de um ano na Europa, o 500 L é a principal atração da Fiat no salão. Fabricado na Sérvia, o modelo será lançado na Argentina no segundo semestre deste ano e inicialmente será oferecido somente com o motor 1.4 16V de 95 cv e transmissão manual de seis velocidades. De acordo com a marca, por enquanto esta versão tamanho família do Cinquecento não está cogitada para ser vendida no Brasil.
Em seu grande estande, a Ford apresentou o novo Kuga, modelo que já é vendido há pelo menos três anos na Argentina. Importado da Europa, terá uma versão de 175 cv equipado com motor 1.6 EcoBoost. A Ford diz que não há planos de trazer o Kuga para o Brasil.
Pelo lado da Volkswagen, estão sendo expostos o Bettle Cabrio, o pequeno Up, a última geração do Golf e o cupê Scirocco. Destes, somente o Golf, importado do México, estará entre nós até o fim do ano, enquanto para os argentinos só chega em 2014. O Up que está em Buenos Aires é produzido na Alemanha e bem diferente e mais completo do modelo que será fabricado em Taubaté. O Bettle Cabrio, ainda segundo a VW, não está cotado para o Brasil assim como o Scirocco.
A Renault exibe a versão do crossover Koleos que está com a nova linguagem de design da marca, caracterizada pelo grande logotipo destacado na grade. O Koleos não está cotado para o Brasil, já que a Renault deverá lançar o Captur. Outro francês que vai ficar apenas na saudade é o 308 Sport e a variação GT dos modelos 5008 e 508. Há ainda o Citroën C4 Aircross, que será oferecido para os argentinos nas versões 4x2 e 4x4.
O jornalista viajou a convite da Anfavea
Salão do Automóvel de Buenos Aires
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast