A General Motors acaba de entrar para o pequeno grupo das fabricantes desenvolvedores de sistemas que fazem o carro se auto dirigir. A empresa norte-americana mostrou seu novo recurso nos EUA. Modelos que dirigem sozinhos serão realidade até o fim desta década, segundo técnicos da empresa.

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Além da GM, há tecnologias semelhantes de marcas como Mer­cedes-Benz, Volkswagen, Volvo, BMW e até Google. O objetivo de todas as companhias é reduzir drasticamente a ocorrência de acidentes de trânsito – e até eliminar essa possibilidade. Os sistemas reúnem as informações de sensores (como o de mudança de faixa), navegador via satélite, radares e câmeras instaladas no veículo e as combina com mapas digitais. Esses dados são analisados e o sistema pode tomar atitudes "sozinho", além de compartilhá-los com outros veículos e estruturas pú­­blicas, que retransmitirão os dados a outros automóveis.

Para o carro-conceito F800, a Mercedes-Benz desenvolveu um dispositivo denominado Traffic Jam Assistant (assistente para congestionamento, em tradução li­­vre). Ele faz o protótipo seguir au­­tomaticamente o veículo à frente mesmo em curvas, a velocidades de até 40 km/h.

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