O conceito GTby é fruto da parceria entre a Citroën e a Polyphony, criadora do jogo de simulação de carros Gran Turismo para os jogos Playstation3| Foto: Fotos: Divulgação

Importados

Esportivos e chineses são outras atrações

Os mais de 800 mil visitantes que estão sendo esperados para o evento ainda poderão ver de perto alguns dos carros mais desejados e exclusivos do mundo. Como a Ferrari 599 GTO, a mais potente já construída pela marca, ou o Lamborghini Gallardo LP 570 Super Legerra. Também merecem destaque o Porsche 911 GT2 RS, que é capaz de chegar aos 335 km/h e o exótico Pagani Zonda Cinque, o carro mais caro do Brasil, que está à venda por R$ 8,8 milhões.

Outro destaque da mostra será a presença maciça das montadoras chinesas. As marcas Chana, Chery, Jac Motors, Hafei, Haima, Lifan e Jimbei irão mostrar juntas mais de 65 carros no salão.

CARREGANDO :)

Está chegando a hora da abertura dos portões do maior encontro do setor automobilístico da Amé­­rica Latina. O Salão do Auto­móvel de São Paulo começa no próximo dia 27 de outubro e vai reunir 42 montadoras, que juntas irão apre­­sentar mais de 450 veículos, sendo 40% deles lançamentos inéditos. Esta edição ainda terá um grande número de carros verdes, modelos que agridem menos o meio ambiente e atualmente são uma exigência na maioria dos mercados mundiais.

Pelo menos dez carros elétricos ou com tecnologia híbrida (tem dois motores, um movido a gasolina ou diesel e outro elétrico) estão confirmados para a mostra, mas o número pode ser maior porque várias montadoras ainda não divulgaram a lista completa de suas atrações. Entre as presenças já confirmadas está a do Fiat Mio (ou FCC III), carro-conceito que a montadora brasileira desenvolveu com base em sugestões de consumidores. O protótipo tem motor elétrico e emissão zero.

Publicidade

A Stuttgart, responsável pela importação dos veículos Porsche no Brasil, vai mostrar o Cayenne híbrido, utilitário esportivo re­­cém-lançado na Europa movido a gasolina e eletricidade. A intenção da empresa é testar o interesse dos consumidores locais pelo produto para futura im­­portação.

Com linhas de um veículo tirado do mundo digital, a Ci­­troën trará da França o conceito GTby que se beneficia de um modo de propulsão elétrica alimentada por uma pilha de combustível que não expele nenhuma emissão poluente. Já a Nissan negocia com a ma­­triz a apresentação do Leaf, o elétrico da marca que será lançado nos Estados Uni­dos e na Europa no fim do ano e que de­­ve chegar ao Brasil fu­­turamente.

Já à venda no país, o Mer­cedes-Benz S400 híbrido, que custa R$ 450 mil, também es­­tará na mostra. Outro que es­­tá sendo testado localmente e também tem espaço reservado pela Mitsubishi é o elétrico i MiEV, já com a direção do la­­do esquerdo. Recentemente o carro foi apresentado para o prefeito Luciano Ducci, de Curi­­tiba, e rodou a título de testes pelas ruas da capital. A Toyota deve mostrar o híbrido Prius (que será importado do México ) e a Honda o Insight.

A Ford vai exibir o conceito Start, que segundo a marca, é um exercício de viabilidade de um veículo compacto, "verde" e divertido para atender os desafios dos anos que virão. Com o Start, a Ford quer ouvir o que os consumidores das grandes cidades têm a dizer sobre novas propostas de design e conteúdo.