O mercado brasileiro está repleto de modelos com quase duas décadas de estrada ou até mais. E apesar do longo caminho, boa parte manteve uma evolução contínua e hoje oferece gerações atualizadas, como Ford Ka, Fiat Uno, Toyota Corolla e Chevrolet S10.
Mas há também veteranos que se enroscaram em projetos antigos e outros que estão pertos de encerrar o seu ciclo de vida. Casos do Renault Clio, Chevrolet Celta, Fiat Siena e até mesmo o VW Gol, que mantém a mesma quinta geração desde 2008, com uma reestilização em 2012.
Selecionamos alguns destes ‘velhinhos’ disponíveis para quem prioriza aspectos como relação custo-benefício, bom valor de revenda e seguro baixo. Além disso, eles costumam ter preços bem competitivos em relação a opções mais modernas.
Fiat Palio Fire: R$ 27.340
Principais itens de série: Econômetro e para-choques na cor do veículo.
O carro mais barato do Brasil não é, obviamente, o mais equipado. Mas, o modelo nascido na década de 1990 tem baixa depreciação, manutenção em conta e é econômico na cidade. A última atualização feita em 2014 trouxe melhorias no visual, como faróis com máscara negra. O preço acima é da versão 2 portas. Com 4 portas sobe para R$ 29.650, enquanto a ‘aventureira’ Way é tabelada em R$ 30.910. Esta configuração empresta o painel do novo Uno e troca o Econômetro pelo conta-giros.
Na ponta do lápis
Depreciação: 7,85% (1 ano)/12,43% (2 anos)/18,22% (3 anos)
Preço médio do seguro: R$ 2,1 mil
Revisões básicas*: R$ 164 (10 mil km)/ R$ 348 (20 mil km)/ R$ 516 (30 mil km)
*Mão de obra gratuita na primeira revisão
VW Gol: R$ 30.930
Principais itens de série: Alerta sonoro de faróis acesos e freios com EBD e ESS (alerta de frenagem de emergência).
A Volkswagen retomou a versão Special como a de entrada da marca. A estratégia deu certo e o modelo recuperou um pouco do terreno perdido para o Fiat Palio. O preço acima é o de duas portas e basicão. A direção hidráulica é opcional e sozinha custa mais R$ 1.330. Se vier com o ar-condicionado, o pacote sai por R$ 2.490. Logo depois aparece a configuração Trendline, por R$ 35.680. O modelo é mais caro que os rivais e oferece menos equipamentos. Equipá-lo pode pesar no bolso.
Na ponta do lápis
Depreciação: 11,99% (1 ano)/ 17,81% (2 anos)/ 23,72% (3 anos)
Preço médio do seguro: R$ 1,9 mil
Revisões básicas*: R$ 236 (10 mil km)/ R$ 236 (20 mil km)/ R$ 236 (30 mil km)
*Custo da mão de obra não incluído.
Renault Clio: R$ 31.000
Principais itens de série: Direção hidráulica, alarme, computador de bordo, aviso de faróis acesos e para-choque da cor da carroceria.
O veterano hatch, lançado em 1996 no mercado brasileiro, está prestes a se aposentar no país – sequer chegou à linha 2015. E não traz mais o custo-benefício como um atrativo de compra. Atualmente, apenas a versão Expression é oferecida e, ainda sim, praticamente ‘pelada’ – apensas direção hidráulica e alarme de faróis acesos como mimos mais interessantes. O preço atual o deixa próximo de rivais com projetos bem mais recentes como o VW up!. O motor é 1.0 16V, de 80 cv e 10,5 kgfm.
Na ponta do lápis
Depreciação: 21,71% (1 ano)/ 25,46% (2 anos)/ 28,52% (3 anos)
Preço médio do seguro: R$ 1,7 mil
Revisões básicas*: R$ 355 (10 mil km)/ R$ 429 (20 mil km)/ R$ 488 (30 mil km)
*Custo da mão de obra incluído.
Chevrolet Classic R$ 34.250
Principais itens de série: Aviso sonoro de faróis ligados, ar-condicionado e preparação para receber sistema de som.
Na ativa desde 1996, o Classic (antigo Corsa Sedan) atende quem busca manutenção simples e barata, consumo satisfatório e um pouco mais de espaço no porta-malas (390 litros). O entre-eixos de 2,44 m oferece interior apenas adequado a quatro adultos de estatura média. Pesa contra o carro o desenho antiquado. O motor 1.0, de 78 cv e 9,7 kgfm de torque, também é um agravante para um sedã compacto familiar.
Na ponta do lápis
Depreciação: 13,31% (1 ano)/ 20,50% (2 anos)/ 25,42% (3 anos)
Preço médio do seguro: R$ 1,7 mil
Revisões básicas*: R$ 196 (10 mil km )/ R$ 488 (20 mil km)/ R$ 552 (30 mil km)
*Custo da mão de obra incluído.
GM Celta R$ 34.990
Principais itens de série: Direção hidráulica, ar-condicionado, alerta sonoro de faróis ligados, travamento automático das portas e vidros elétricos.
Apesar de carecer de equipamentos de série, até pouco tempo o Celta era um modelo de prestígio. Consumo, agilidade, boa revenda, seguro barato e manutenção simples eram pontos positivos que o ajudavam a figurar na lista dos mais vendidos no país. A chegada do Onix, com um projeto mais moderno na bagagem, tratou de ofuscar a versão de entrada de Chevrolet, que se despede do mercado neste ano com 15 anos de vida.
Na ponta do lápis
Depreciação: 17,39% (1 ano)/ 20,96% (2 anos)/ 26,37% (3 anos)
Preço médio do seguro: R$ 1,3 mil
Revisões básicas*: R$ 196 (10 mil km)/ R$ 488 (20 mil km)/ R$ 552 (30 mil km)
*Custo da mão de obra incluído.
Fiat Siena: R$ 35.770
Principais itens de série: Computador de bordo e volante com regulagem de altura.
Possui quase a mesma idade de Brasil do rival Classic - estreou em 1997 . Atualmente, é vendido apenas na versão EL, com motorizações 1.0, de 75 cv e 9,9 kgfm, e 1.4, de 86 cv e 12,5 kgfm. O porta-malas (500 litros) atende às necessidades de uma família, incluindo compras de supermercado e viagem longa com bagagens de criança pequena. Direção hidráulica, vidro dianteiro elétrico e preparação para som só em kit de opcionais, que parte de R$ 2,3 mil .É um dos modelos mais roubados no Brasil e por isso também o preço do seguro é caro.
Na ponta do lápis
Depreciação: 15,82% (1 ano)/ 19,76% (2 anos)/ 24,33% (3 anos)
Preço médio do seguro: R$ 2,1 mil
Revisões básicas*: R$ 164 (10 mil km)/ R$ 348 (20 mil km)/ R$ 516 (30 mil km)
*Mão de obra gratuita na primeira revisão.
GM Montana: R$ 42.550
Principais itens de série: Direção hidráulica, alerta sonoro de faróis ligados e sistema de luz ‘siga-me’.
A picapinha da Chevrolet sempre foi uma alternativa às consagradas Fiat Strada e VW Saveiro, nunca uma rival que incomodasse. A mudança visual feita em 2010, quando abandonou a cara do Corsa para adotar do Agile, gerou polêmica e motivou apelidos desagradáveis, que impactou negativamente. A mecânica, apesar de ultrapassada, é confiável e barata de manter. O único motor disponível é o 1.4, de 99 cv e 13 kgfm. Há a opção Sport (R$ 52.050), com mais conteúdo de série.
Na ponta do lápis
Depreciação: 14,49% (1 ano)/ 20,53% (2 anos)/ 28,41% (3 anos)
Preço médio do seguro: R$ 2,9 mil
Revisões básicas*: R$ 196 (10 mil km)/ R$ 488 (20 mil km)/ R$ 576 (30 mil km)
*Custo da mão de obra incluído.
Fiat Idea: R$ 50.510
Principais itens de série:
Ar-condicionado, computador de bordo, abertura elétrica do porta-malas e lanternas traseiras em led.
Por compartilhar muitas peças do Palio, a manutenção é simples e barata. O carro entrega conforto e acabamento com material de qualidade, especialmente após a reestilização feita no ano passado. O motor 1.4, de 81 cv e 12,4 kgfm, é fraco para o tamanho do modelo, mas há as opções 1.6 (R$ 52.920), 117 cv e 16,8 kgfm, e 1.8 (R$ 61.610), de 132 cv e 18,9 kgfm. Na versão de entrada, o ajuste dos retrovisores é manual. Elétrico, só adquirindo o pacote Creative 1 (R$ 1.059), que adiciona também o sistema de som com entrada USB e auxiliar.
Na ponta do lápis
Depreciação: 15,76% (1 ano)/ 25,11% (2 anos)/ 30,24% (3 anos)
Preço médio do seguro: R$ 2,2 mil
Revisões básicas*: R$ 164 (10 mil km)/ R$ 348 (20 mil km)/ R$ 516 (30 mil km)
*Mão de obra gratuita na primeira revisão.
Nissan Livina: R$ 47.190
Principais itens de série: Ar-condicionado, direção elétrica e regulagem de altura do volante.
Este será o último ano do monovolume no mercado, tanto que a marca não lançou a linha 2015. O amplo espaço para cinco pessoas (2,60 m de entre-eixos), o porta-malas generoso (449 l) e o bom recheio de equipamentos são os atributos do Livina. O motor 1.6 não esbanja força (108 cv e 15,3 kgfm), mas entrega o necessário para o uso familiar. Há a opção 1.8, de 128 cv, associado ao câmbio automático de quatro velocidades. O preço sobe para R$ 53.090.
Na ponta do lápis
Depreciação: 12,86 (1 ano)/ 23,15% (2 anos)/ 34,96% (3 anos)
Preço médio do seguro: R$ 2,2 mil
Revisões básicas*: R$ 249 (10 mil km)/ R$ 329 (20 mil km)/ R$ 249 (30 mil km)
*Custo da mão de obra não está incluído.
Os mais antigos
Os modelos que estão há mais tempo rodando nas ruas do Brasil:
Modelo/ Estreia
Fiat Fiorino / 1977
VW Gol / 1980
VW Saveiro / 1982
Fiat Uno /1984
Honda Civic / 1992
Toyota Corolla / 1993
Chevrolet S10 / 1995
Fiat Palio / 1996
Renault Clio / 1996
Ford Ka / 1997
Fiat Siena /1997
Fiat Strada / 1998
Mitsubishi L200 / 1998
Chevrolet Celta / 2000
Fiat Dobló/ 2001
Ford EcoSport / 2003
Chevrolet Classic / 2003
Chevrolet Montana / 2003
Citroën C3 / 2003
Honda Fit / 2003
VW Fox / 2003
Fiat Idea / 2005
Toyota Hilux / 2005
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