História - Para matar a saudades da linha CB
Além de ser a mais potente entre as motocicletas naked produzidas no Brasil ou importadas pela marca, a CB 1300 Super Four resgata a história de sucesso da linha da Honda. Até hoje são lembrados principalmente os modelos CB 400 ou CB 500.
A tradição da CB no Brasil começou na década de 70. Entre 1971 e 1975, a Honda trouxe uma série de modelos dessa linha. Nesse período, que precedeu a inauguração da fábrica em Manaus (AM) e o início da produção nacional, desembarcaram motocicletas como CB 750K e CB 750F, CB 200 e CB 360, que tinha partida elétrica, e CB 400 Four, a primeira com quatro cilindros e com um ronco de motor admirável.
Em 1980, a Honda iniciou a produção nacional da CB 400, derivada da motocicleta de dois cilindros vendida na Europa e nos Estados Unidos. Mais tarde apareceram a CB 450 e a CBX 750F.
A motocicleta CB 1300 Super Four, considerada top de linha na Europa e no Japão, que foi apresentada pela Honda no Salão Internacional do Automóvel de 2006, vai chegar nas revendas credenciadas até o fim de junho. Com garantia de um ano e sem limite de quilometragem, a naked de alta cilindrada (moto sem carenagem) que é importada do Japão chega com o preço sugerido de US$ 20.627, cerca de R$ 45 mil. A previsão inicial da Honda para este ano é comercializar 470 unidades da linha 2007 da motocicleta.
A CB 1300 Super Four não deixa de lado o velho estilo retrô presente na linha antiga das velhas CB's da montadora japonesa. Alguns detalhes como as duas buzinas presas ao garfo, farol dianteiro arredondado e o painel com velocímetro e conta-giros analógicos reforçam toda essa caracterização "mais clássica" do modelo. A altura do assento é de 790 mm e propicia paradas mais seguras aos pilotos de menor estatura. Sob o assento está localizado um compartimento com 12,4 litros de capacidade, útil para se guardar pequenos objetos como documentos, luvas, mapas e celular.
Um outro grande destaque são as suspensões. Na traseira, o sistema bichoque traz dois amortecedores a gás com 116 mm de curso e a possibilidade de até 5 níveis de ajustes dependendo do tipo de terreno e utilização pelo condutor. Já a suspensão dianteira é telescópica com garfos convencionais de 43 mm e curso de 120 mm. Segundo a Honda, o resultado de todo esse sistema é a boa estabilidade e equilíbrio conferido ao modelo. No entanto, nada chama mais a atenção nesta moto do que seu motor.
Equipada com um tremendo propulsor de 16 válvulas com quatro cilindros em linha e 1284 cm3, a nova CB 1300 tem refrigeração líquida e é capaz de gerar 115,6 cv de potência a 7.500 rpm, além de um torque de 11.9 kgfm a 5.500 rpm.
O novo modelo vem equipado ainda com um sistema de injeção eletrônica de última geração PGM-FI (Programmed Fuel Injection) que mapeia pequenas variações a fim de melhorar a performance com respostas mais rápidas do acelerador durante as retomadas. Para segurar essa potência, dois discos de freios de 310 mm com 4 pinças na dianteira, e outro simples de 256 mm na traseira garantem a segurança do piloto.
Com um estilo tradicional, o painel da motocicleta é completo. Além de velocímetro, conta-giros, ambos eletrônicos, luzes indicadoras e relógio, a moto dispõe de um computador de bordo, que concentra dois hodômetros parciais e termômetro do líquido de refrigeração. Há também uma espécie de trip diário, que tem a função de marcar a distância percorrida num dia.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião