Fevereiro está chegando e os 2,5 milhões de proprietários de veículos emplacados no Paraná não podem esquecer que vai começar o pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) .
Como nos anos anteriores, o cálculo do IPVA 2007 foi feito com base nos preços de veículos pesquisados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O levantamento apontou uma valorização entre 3% e 4% entre os carros populares e de até 2% no modelos médios. No caso dos veículos de luxo, houve uma valorização de até 3%, mas curiosamente, há casos em que os preços caíram até 4%.
No próximo mês, será possível quitar o IPVA com desconto de 15%. Em março, também será possível pagar integralmente, mas neste caso com desconto de 5%. Além disso, em março, começa o parcelamento do imposto em até cinco vezes mas sem nenhum desconto.
O auditor fiscal Edson Luciani de Oliveira, chefe do Setor de IPVA da Receita Estadual, alerta que o contribuinte que quiser obter os descontos deve ficar atento aos limites de pagamento de acordo com o final da placa.
Todos os boletos bancários de pagamento do imposto já foram enviados. Mas quem não recebeu poderá acessar o endereço na internet da Secretaria Estadual da Fazenda (www.fazenda.pr.gov.br) e imprimir uma segunda via. Para tirar a guia de pagamento pela web, a pessoa terá que ter em mãos o número do código do Renavan. O contribuinte que não tiver acesso a internet poderá ir a uma agência do Banco do Brasil e tirar um extrato do IPVA num dos terminais de auto-atendimento.
Vale lembrar que, no segundo semestre, os motoristas terão que pagar ainda o licenciamento anual e o seguro obrigatório.
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião