Fevereiro está chegando e os 2,5 milhões de proprietários de veículos emplacados no Paraná não podem esquecer que vai começar o pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) .
Como nos anos anteriores, o cálculo do IPVA 2007 foi feito com base nos preços de veículos pesquisados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O levantamento apontou uma valorização entre 3% e 4% entre os carros populares e de até 2% no modelos médios. No caso dos veículos de luxo, houve uma valorização de até 3%, mas curiosamente, há casos em que os preços caíram até 4%.
No próximo mês, será possível quitar o IPVA com desconto de 15%. Em março, também será possível pagar integralmente, mas neste caso com desconto de 5%. Além disso, em março, começa o parcelamento do imposto em até cinco vezes mas sem nenhum desconto.
O auditor fiscal Edson Luciani de Oliveira, chefe do Setor de IPVA da Receita Estadual, alerta que o contribuinte que quiser obter os descontos deve ficar atento aos limites de pagamento de acordo com o final da placa.
Todos os boletos bancários de pagamento do imposto já foram enviados. Mas quem não recebeu poderá acessar o endereço na internet da Secretaria Estadual da Fazenda (www.fazenda.pr.gov.br) e imprimir uma segunda via. Para tirar a guia de pagamento pela web, a pessoa terá que ter em mãos o número do código do Renavan. O contribuinte que não tiver acesso a internet poderá ir a uma agência do Banco do Brasil e tirar um extrato do IPVA num dos terminais de auto-atendimento.
Vale lembrar que, no segundo semestre, os motoristas terão que pagar ainda o licenciamento anual e o seguro obrigatório.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast