A maré vermelha dos carros chineses no Brasil ganhou uma nova etapa com o lançamento do primeiro carro feito em solo nacional. O novo Chery Celer chega nas carrocerias hatch e sedã, com preços entre R$ 38.990, para o hatch de entrada, e R$ 41.990, para o três volumes topo de linha.
O Celer já circulava no país via importação. Agora, saindo de Jacareí (SP), o visual foi atualizado. Exibe uma grade renovada, faróis afilados e para-choques redesenhados na frente e na traseira. Atrás, a fabricante adicionou novas lanternas com luzes de led e vincos no porta-malas.
VÍDEO: Confira o clipe do carro
Ao mirar em concorrentes consolidados como Ford Ka, Chevrolet Onix, Fiat Uno, Renault Sandero, Toyota Etios e Hyundai HB20, o Celer acaba pecando ao oferecer apenas uma opção de motor: 1.5 flex, de 113 cv e 15,5 kgfm. A fabricante também não informa o consumo médio do veículo, outro quesito que é fator de compra nesta categoria.
Em contrapartida, ele entrega um nível interessante de equipamentos . Serão oferecidas duas versões para cada uma das carrocerias, sendo a mais completa batizada de Act. Todas com ar-condicionado, trio elétrico, sensor de estacionamento traseiro, computador de bordo, som com USB, direção hidráulica, ajuste elétrico dos faróis, distribuição eletrônica de frenagem (EBD), Isofix e abertura interna do porta-malas.
Já o topo da gama agrega faróis de neblina, alarme, som com CD player e seis alto-falantes e rodas de liga leve de 15”. Por R$ 1.800 a mais, o cliente pode levar o sistema de entretenimento iConnect, com tela de 7” sensível ao toque, bluetooth, GPS integrado e tevê digital.
A Chery planeja também a versão aventureira Desert, ainda sem previsão de lançamento. Com 35% de nacionalização de peças, a marca oferece três anos de garantia e cobertura de 67% do mercado nacional. Atualmente são 72 lojas, mas a chinesa projeta a abertura de mais cinco nos próximos dois meses.
A previsão é que o Celer venda 10 mil unidades até o fim deste ano, o que representará 55% do volume da Chery no Brasil. Para o segundo semestre, a montadora iniciará a produção local do compacto QQ, enquanto a nova geração do jipinho Tiggo ficará para 2016. A empresa estuda ainda a criação de um novo SUV compacto de produção global e que poderá ser fabricado no Brasil.
Carro tem preço e itens de série atraentes, mas o motor não empolga
Com um visual interessante e interior simples e discreto, o novo Celer é uma alternativa para os clientes que procuram por um modelo equipado e com preço competitivo. Os bancos são confortáveis e de fácil ajuste, mas o painel central traz plástico rígido em excesso.
Já o engate das marchas é duro e o comportamento do motor deixa a desejar para um modelo com tamanha concorrência. Nas quatro voltas em uma pista de testes no interior de São Paulo, o Celer demorou mais do que o esperado para alcançar os 100 km/h. A estabilidade é boa e os freios funcionam bem. Porém, a versão com sistema de som sem a central multimídia é simples demais para os gostos mais exigentes.
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