Em breve
Briga no segmento vai esquentar com a estreia de novos modelos
Ainda tímido no país, representado apenas pelo Ford EcoSport, Renault Duster e Hyundai Tucson, o segmento de utilitários esportivos compactos ficará bem disputado em 2014. Além dos modelos citados, o consumidor ainda poderá optar pelo Renault Captur (leia sobre o carro em gazetadopovo.com.br/automoveis), Peugeot 2008, cuja produção no Rio de Janeiro está confirmada, e Volkswagen Taigun, revelado no Salão de São Paulo de 2012. Outros modelos também irão brigar neste segmento. O Honda Urban, derivado da terceira geração do Fit, será fabricado em Sumaré (SP), com a produção prevista para 2014. Já o Ford Kuga, que pode chegar até 2015, usa a mesma plataforma do Focus 3 e no mercado ficaria posicionado acima do EcoSport e abaixo do Edge. E finalmente o Mercedes-Benz GLA, que terá sua versão de produção revelada no Salão de Frankfurt, em setembro.
A Chevrolet anunciou o lançamento de seu utilitário esportivo compacto Tracker no Brasil. O carro fez sua pré-estreia no último domingo, em um evento para convidados em São Paulo (SP), logo após a marca veicular nova campanha publicitária em rede nacional no intervalo do programa "Fantástico", da Rede Globo.
O novo Tracker não tem nada a ver com o antigo modelo de mesmo nome que a Chevrolet importou para o Brasil em 2006. Naquela época, o Tracker possuía motor e carroceria do Suzuki Grand Vitara. O modelo atual é conhecido como Trax em alguns países. Nos EUA, ele é vendido pela Buick, divisão de luxo da GM, como Encore. Na Europa, é o Opel Mokka.
Nos dois casos, o interior é muito mais refinado. Montado na plataforma do Sonic, o novo Tracker mede 4,24 m de comprimento, 1,77 m de largura e 2,55 de distância entre-eixos. A capacidade é para transportar cinco pessoas e o porta-malas comporta 358 litros.
Com lançamento previsto para setembro no mercado nacional, o Tracker deverá ser a principal novidade da Chevrolet no segundo semestre. Além dele, a marca também anunciou a chegada do Camaro 2014, que foi apresentado no Salão de Buenos Aires e já é vendido na Argentina.
Versões
O Tracker deve ser oferecido aqui em duas versões de acabamento, LT e LTZ, e ambas serão vendidas de série com airbag duplo e freios ABS. A opção de entrada será iof com rodas de aço de 16 polegadas e liga leve aro 18 na versão mais cara.
A motorização escolhida pela GM deve ser o 1.8 Ecotec, com 140 cv, o mesmo do Cruze. O carro ainda terá teto solar e opção de câmbio automático de seis velocidade ou manual de cinco.
"Nos últimos vinte meses renovamos o portfólio da Chevrolet com dez novos modelos e hoje oferecemos a linha mais moderna do mercado ao consumidor brasileiro."
Jaime Ardila, presidente da General Motors do Brasil e América do Sul, ao apresentar o carro e ressaltar a mudança de posicionamento de marca da empresa americana, com o lema "descubra novos caminhos".
Utilitários esportivos
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast