A General Motors irá renovar sua linha de veículos no Brasil, como parte do Projeto GEM (Global Emerging Markets). A nova família de carros foi pensada para África, Brasil, China e Índia, todos utilizando a mesma plataforma de baixo custo.
Será dessa base que nascerá a próxima geração do Onix, Prisma, Cobalt, Spin, Montana e alguns modelos inéditos, como um novo crossover compacto e uma segunda picape, acima da Montana e que irá entrar no segmento da Fiat Toro, Renault Duster Oroch e o futuro modelo da Volkswagen.
LEIA MAIS: Toyota suspende venda da versão mais barata do Corolla
A nova arquitetura foi desenvolvida junto com a chinesa SAIC, parceira da GM no oriente. Irão montar carros baseados nela em Gravataí (RS) e São Caetano do Sul (SP) – parte do investimento de R$ 13 bilhões que a empresa fará no Brasil até 2020.
Uma fatia desse valor também foi para Joinville (SC), onde produzem motores, que finalmente terão propulsores de três cilindros, aspirados ou turbinados.
Essa base será utilizada numa série de veículos - rumores falam em oito modelos diferentes. Ela dará origem às próximas gerações de Onix e Prisma, que já passaram por seu facelift e caminham para o fim de seu ciclo nas lojas.
O sedã compacto Cobalt, lançado em 2011 e a minivan compacta Spin, que chegou às lojas em 2012, também estão na lista. Ambos já mostram a idade, apesar de liderarem seus segmentos.
Ainda mais velha, a picape pequena Montana finalmente ganhará uma nova versão. E também uma irmã maior. A Chevrolet já desenvolve uma terceira picape, posicionada entre Montana e S10, e que entrará no mercado estreado por Renault Duster Oroch e Fiat Toro.
Se a GM correr, consegue lançar o modelo antes da Volkswagen, que também trabalha em uma picape para este segmento, com a plataforma do novo Polo.
A Chevrolet brasileira também quer entrar com mais força no segmento dos crossovers compactos. Ao invés de importar o Tracker do México, haverá um modelo próprio para ser exportado para toda a América do Sul. Vimos uma prévia deste modelo em 2015, com o conceito Adra, criado na Índia. Pela idade, pode não usar este design, agora que a identidade visual da marca seguiu outro rumo após o lançamento do Cruze.
A má notícia é o prazo para isso acontecer. A previsão de chegada do primeiro carro da linha GEM ao mercado é para 2020, pelo tempo necessário para terminar o desenvolvimento e atualizar as linhas de montagem. Começará com Onix e Prisma, pelo volume de vendas de ambos. Os demais virão nos anos seguintes. Portanto, veremos a Montana nas concessionárias por mais algum tempo.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast