![Chevrolet Onix derrapa no crash test Lifan 320 solta o volante- O Lifan 320 foi o outro modelo testado. O chinês, que não é mais importado para o Brasil mas continua a ser vendido em outros países, não continha airbag. Ficou com nenhuma estrela e ainda apresentou problemas estruturais, como o volante que se soltou na colisão | Divulgação/ Latin NCAP](https://media.gazetadopovo.com.br/2014/12/2062b67d7fbd7ae58e190ff5be6b7892-gpLarge.jpg)
Discovery Sport é nota máxima na Euro NCAP
A Euro NCAP, órgão que mede os índices de segurança dos automóveis na Europa e da qual o Latin NCAP é uma das divisões, também apresentou os resultados de 12 modelos na bateria de novembro. Destaque para o Land Rover Discovery Sport, que chega importado ao Brasil no início do próximo ano e vira nacional em 2016.
O utilitário alcançou as melhores médias, atingindo com sobras o número máximo de cinco estrelas. A proteção para adultos foi considerada 93% ideal, sendo 83% para crianças e 82% nas assistências de segurança.
O Porsche Macan ganhou cinco estrelas, mas obteve menos de 70% de proteção para pedestres e sistemas auxiliares; o Ford Fusion também alcançou número máximo de estrela, mas recebeu nota abaixo de 70% nas assistências e simulação de atropelamento; e o Mini Cooper fechou com quatro estrelas.
Entre os que vão estrear no mercado em breve, o VW Passat levou cinco estrelas, assim como o Kia Sorento, que desembarca por aqui em 2015. Vendido na Europa pela subsidiária Dacia, o Renault Logan ganhou três estrelas no geral, perdendo pontos na proteção para adultos, pedestres e na falta de tecnologias de segurança embarcadas.
Nesta semana, o Chevrolet Onix foi o assunto no meio automotivo. Começou dezembro como o quarto carro mais vendido no país em 2014 e o modelo com o melhor valor de revenda após um ano de uso. Porém, outra notícia não deve ter agradado a marca da gravata dourada. O compacto continua devendo no quesito segurança.
VÍDEO: Veja o crash test do Onix e de outros modelos
Os resultados de uma nova bateria de testes, feita em novembro pelo Latin NCAP (Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina), mostraram que o carro apresentou uma ligeira melhora em relação à avaliação anterior, ocorrida em agosto, mas manteve as mesmas três e duas estrelas (de um total de cinco), respectivamente na proteção para adultos e crianças.
A revisão do crash test foi realizada porque a fabricante corrigiu o sistema de alerta de fixação do cinto do motorista, que não seguia os padrões da entidade. Mesmo com a atualização, o hatch melhorou apenas cinco décimos na proteção para os passageiros da frente, indo de 10,17 para 10,67 pontos (de 17 possíveis). Em contrapartida, para a proteção atrás a nota foi rebaixada de 20,14 para 18,58 (de 49 pontos possíveis), devido a uma falha no encaixe da cadeirinha voltada a crianças entre 15 e 36 quilos.
Outro ponto que pesou desfavorável foi o fato de a GM não fazer qualquer tipo de advertência para os riscos de instalar cadeirinhas no assento dianteiro direito, uma vez que não é possível desligar o airbag frontal daquele lado.
Na ocasião do primeiro teste com o carro, o Latin NCAP comentou que, apesar de a estrutura do hatch ter sido considerada estável, o piso se abriu na área dos pés do lado do motorista durante a colisão. "Sendo o Onix um carro novo, baseado em uma plataforma moderna, o fato de ele ter atingido apenas três estrelas é pouco impressionante", resumiu a entidade.
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2014/12/13778b9beafa82efdbdfe8e8fda8caa7-gpMedium.png)
Teste de colisão do Onix
Compacto da Chevrolet repetiu a avaliação da Latin NCAP, já feita em agosto, e teve tímido progresso na proteção para adultos da frente, mas regrediu na nota para as das crianças que vão atrás.
+ VÍDEOSPGR denuncia Bolsonaro no STF por suposto plano de golpe
Impopularidade de Lula piora tensão entre poderes e eleva custo da governabilidade
Apostas em impeachment de Lula já ou vitória nas urnas em 2026 dividem direita
Tarcísio empata com Lula em eventual 2º turno à presidência em 2026; governador nega candidatura
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião