O Chevrolet Vectra virou Next Edition para ganhar sobrevida no mercado brasileiro| Foto: Fotos: Divulgação/GM

Desempenho do motor 2.0 é honesto

Em um test-drive de aproximadamente 70 quilômetros, o motor 2.0 demonstrou que cumpre bem o seu papel e dá um desempenho adequado ao sedã, embora continue bebendo mais do que os seus concorrentes diretos. A suspensão mostrou-se bem equilibrada nas curvas que perfizeram o traçado do test-drive. O câmbio de quatro marchas, que tem funcionamento suave e preciso, conta com a função "Neutral Control", que desengata e engata automaticamente em uma parada no sinal vermelho, e ainda traz a opção "Sport" (tecla no console central) para uma direção um pouquinho mais apimentada. O espaço interno continua o mesmo, ou seja, é generoso e acomoda cinco pessoas sem apertos, inclusive no porta-malas (526 litros) um dos maiores da categoria. O acabamento é de qualidade com revestimento emborrachado no painel e bancos de couro (na versão top de linha) com costuras caprichadas. Recheado de porta-objetos e repleto de itens de série, o volante incorpora os comandos do piloto automático e do computador de bordo.

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Ficha técnica

Motor - 2.0, 4 cil, 8V, flexível

Potência - 140 cv a 5.600 rpm (álcool)

Torque - 19,7 kgfm a 2.600 rpm (álcool)

Comprimento - 4,58 metros

Entre-eixos - 2,70 metros

Porta- malas - 526 litros

Tanque - 58 litros

Preço inicial - R$ 54.098

Na traseira, a nova gravata da Chevrolet fica no centro da tampa do porta-malas
Painel ganhou nova iluminação e ficou mais sofisticado
Seta no retrovisor agrega status ao sedã

Florianópolis - Para dar mais fôlego ao seu sedã médio, lançado em 2005 e que está em sua terceira geração, a General Motors começa a comercializar o Chevrolet Vectra Next Edition. Com mudanças no visual, acabamento interno e na parte mecânica, o carro está disponível nas versões Expression, Elegance e Elites com preços a partir de R$ 54.098, R$ 60.178 e R$ 70.664, respectivamente.

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A GM espera vender 26 mil unidades até o fim do ano e assim o Vectra poderia recuperar a terceira colocação deste disputado segmento, liderado com folga pelo Honda Civic e Toyota Corolla. No visual, as alterações do Vectra 2009 se resumem, basicamente, aos novos traços de design incorporados pela GM em outros modelos, como o utilitário Captiva e o novo Meriva, caracterizados pela nova grade frontal com a barra que abriga a gravatinha dourada. O sedã também ganhou novo desenho dos faróis, rodas e traz moldura cromada na linha de cintura. Os retrovisores externos passam a trazer luzes indicadoras de direção, como irá acontecer também no novo Vectra GT, que será lançado em breve. As novas rodas são de liga leve 16" ou 17". Na traseira, a nova gravata da Chevrolet fica no centro da tampa do porta-malas.

Por dentro, o Vectra NE traz painel de instrumentos com novos grafismos, além de novos detalhes nos bancos e portas. O sedã está agora recheado de porta-objetos: abaixo da alavanca do freio de estacionamento, à frente da alavanca de câmbio, entre os assentos da frente e outro dentro do descansa-braço para o motorista (nas versões com câmbio automático). Nas versões Elite e Elegance, também há porta-copos retrátil no banco traseiro e tomada 12 volts para os passageiros de trás.

Motor mais potente

Porém, a maior mudança ocorrreu na parte de tecnologia do motor 2.0 Flexpower, que agora ganhou o "x" escrito em verde e mais 12 cv de potência com álcool. As alterações no propulsor foram necessárias para adaptá-lo à fase L-5 Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (do Proconve ) e consistem, principalmente, na introdução de um novo comando de válvulas roletado de baixo atrito, adoção de um coletor de admissão de plástico e de dois catalisadores, o que permite distribuir melhor os metais nobres entre cada peça. Até mesmo um novo alerta luminoso foi colocado no painel e informa quando o veículo ultrapassa o limite de emissões de poluentes.

Com isso, a potência aumentou para 140 cv com álcool ou 133 cv com gasolina, ambos a 5 600 rpm, e o torque (força) agora atinge 19,7 kgfm com o combustível vegetal e 18,9 kgfm com o derivado de petróleo a 2 600 rpm. Essa melhora nos números fez a Chevrolet abandonar o motor 2.4 16V da linha Vectra, que também sofria com o IPI maior. Na configuração mais cara, o Vectra Elite traz de fábrica airbags frontais e laterais, espelhos retrovisores externos com pisca integrado, freios ABS, travamento automático das portas, vidros, travas e retrovisores com acionamento elétrico, rodas de liga leve de 17 polegadas, direção hidráulica, sensor de chuva, teto solar elétrico, regulagem elétrica do banco do motorista, CD player com MP3 e Bluetooth, além de ar digital.

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O jornalista viajou a convite da GM.