Foi-se o tempo em que um salão chinês passava despercebido para o mundo sobre rodas. Hoje, como o gigante asiático assumiu o posto de segundo maior mercado de veículos do planeta (perde apenas para os EUA), várias montadoras estão investindo pesado no desenvolvimento de novos modelos. E a mostra de Xangai, aberta na última sexta-feira e que vai até o próximo dia 28, é a principal vitrine das novidades que estão sendo lançadas na China.
Maior fabricante chinês atualmente, a Chery expõe três conceitos em Xangai. O Shooting é um hatch duas portas, com teto envidraçado e lanternas traseiras em posição elevada. Uma versão de série deve aparecer em um ano. O B22 é o primeiro jipe 4x4 da marca, com linhas bastante arredondadas. Já o B23 é um cupê desenhado pelo estúdio Bertone e que vem com um motor 2.0.
A Roewe, empresa chinesa que assumiu a antiga Rover britânica, apresenta o W2, versão conceitual de um sedã médio a ser colocado no mercado no fim do ano. Alguns elementos do protótipo, como as rodas esportivas e o grande mostrador central no console, podem ser descartados até a produção. O W2 ficará num segmento abaixo do sedã grande SAIC 750, lançado em 2006.
Também não faltam novidades de marcas norte-americanas, sul-coreanas e européias com fábricas na China. A General Motors faz a estréia do Buick Park Avenue, um sedã de 5,17 metros voltado apenas para o mercado chinês. Com linhas modernas, o veículo tem como opções motores V6 3.6 de 250 cv e 2.8 de 201 cv. Chama a atenção também o pacote farto de itens de conveniência, como massagem nos bancos dos quatro ocupantes, toca DVDs e mesas para o banco traseiro. Outra atração da GM em Xangai é o Riviera Concept, um cupê 2+2 lugares e portas que abrem para cima do tipo "asa de gaivota".
A Daewoo, por sua vez, tem como destaque o sedã L4X. Ainda conceito, o modelo traz motor V6 3.6, faróis de xenônio, ar-condicionado com três áreas de ajuste e câmera traseira para orientar manobras.
A BMW chama a atenção em Xangai com o conceito quatro portas CS. Caso venha a ser fabricado, o modelo irá concorrer diretamente com o Mercedes-Benz CLS. Já a Audi apresenta um jipe conceito que poderá ser chamado de futuro Q5. O protótipo deverá ter a missão de concorrer com o BMW X3 e o futuro MLK, que está sendo desenvolvido pela Mercedes.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast