• Carregando...

Confesso apaixonado por automóveis, o advogado Paulo Scali escreveu o livro Circuitos de Rua – 1908 a 1958, obra editada pela Imagens da Terra Editora, com patrocínio do Grupo Comolatti. No livro de 140 páginas e capa dura, o advogado de Petrópolis (RJ) mostra a evolução do automóvel por meio das competições de rua realizadas no Brasil entre as décadas de 10 e 50.

O livro de Scali revela que a primeira prova automobilística oficial no Brasil ocorreu no dia 26 de julho de 1908, quando foi realizado o primeiro circuito de rua de São Paulo. O trajeto de ida e volta entre as cidades de São Paulo e Itapecerica da Serra tinha início no estádio do Parque Antártica. Participaram da prova 16 automóveis e 3 motocicletas. O vencedor foi o conde Sylvio Álvares Penteado com um Fiat double-phaeton sem capota, com motor de quatro cilindros e 40 cv de potência.

Outra prova marcante relembrada em seu livro ocorreu em São Paulo, em 1936. Foi uma competição internacional que teve como vencedor o memorável piloto italiano Pintacuda. Mas no fim da prova, um grave acidente deixou quatro mortos e muitos espectadores feridos. O livro lembra ainda a participação de grandes pilotos, como Chico Landi e Fangio, nos circuitos de rua no Brasil. Para escrever a obra, Paulo Scali contou com a consultoria de grandes especialistas no assunto, como Anísio Campos, Bird Clemente, Bob Sharp, Toni Bianco, Paulo Trevisan e outros.

LEITOR publique neste espaço a foto e a história de seu carro. Pode enviá-la por carta ou através do e-mail (automobilismo@gazetadopovo.com.br).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]