Saiba Mais
Conheça mais algumas curiosidades do carro da marca francesa.
- Juntamente com a versão perua, o Ami 6 vendeu mais de 1 milhão de unidades nos três anos em que esteve em produção, quando foi substituído pelo Ami 8.
- O modelo da Citroën ficou conhecido no Brasil pelo nada agradável apelido de "sapo".
- O lançamento do Citroën AMI 6 marcou também o início do centro de produção de Rennes-La-Janais, que viria a ser uma das maiores unidades fabris da Citroën.
Enquanto a Citroën foca a atenção nos lançamentos da renovada linha DS, outro carro importante para a história da montadora francesa festeja seus 50 anos. Lançado em 1961, O Ami 6 fazia parte de uma estratégia da marca de variar sua gama de veículos e acabou sendo abraçado pelo público feminino.
Criado por Flaminio Bertoni, mesmo designer dos clássicos 2CV e DS, a principal característica do modelo é a parte traseira invertida. Equipado com motor dois cilindros refrigerado a ar, o carro entregava 35 hp, com velocidade máxima de 105 km/h. No início, o veículo logo chamou a atenção pela capacidade de carga incomum para um compacto.
O lançamento do Citroën Ami 6 também marcou a estréia do centro de produção de Rennes La-Janais, unidade que se tornaria um grande centro de produção da marca. O veículo foi substituído em 1964, com o lançamento do Ami 8, e ainda gerou outras versões como o Ami Super e o M35.
Para comemorar a data, a montadora convoca os proprietários, do original e das versões subsequentes, para a excursão do Françe Amiclub. O ponto de partida será a unidade Rennes La-Janais, no dia 8 de julho de 2011. O cinquentenário será celebrado com um percurso de 2600 km, divido em 14 estágios.
Trump barra novos projetos de energia eólica nos EUA e pode favorecer o Brasil
Brasileiro que venceu guerra no Congo se diz frustrado por soldados que morreram acreditando na ONU
Não há descanso para a censura imposta pelo STF
Tarcísio ganha influência em Brasília com Hugo Motta na presidência da Câmara
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião